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Marketing de relacionamento e omnichannel

A expansão do acesso à internet e aos canais de comunicação mudou definitivamente o comportamento do consumidor, que se tornou mais informado e exigente no relacionamento com as empresas. Nesse necessário, a adoção da estratégia omnichannel passou a ser fundamental.

Conheça a seguir como funciona o omnichannel e o marketing de relacionamento, analisando como esses conceitos influenciam a fidelização de clientes.

Por que desenvolver o relacionamento com o cliente?

O relacionamento com o cliente é um preceito fundamental para que uma empresa possa consolidar-se, pois são essas estratégias que determinam a capacidade de retenção dos clientes e também fidelização.

Entende-se como marketing de relacionamento as estratégias digitais, mas não apenas, que podem ser usadas com o intuito de atender esse objetivo, pressupondo uma atitude proativa da empresa. Entre as práticas que podem ser citadas estão o e-mail marketing, mídias sociais, SAC, blog corporativo, newsletter, omnichannel e outros.

O omnichannel pode ser considerado uma estratégia de relacionamento com o cliente, uma vez que pressupõe a diversificação e integração dos canais de atendimento ao cliente visando melhorar a experiência dele nos contatos com a marca.

Assim, uma estratégia que preze pela jornada do cliente deve englobar tanto as estratégias de marketing de relacionamento como também o omnichannel, de forma que essas soluções sejam complementares para a maior satisfação do consumidor.

Como a união do marketing de relacionamento com o omnichannel ajuda na fidelização?

Devido aos novos comportamentos do consumidor, a fidelização de clientes depende cada vez mais de uma experiência de compra e relacionamento envolvente e relevante, que contemple as demandas do cliente e a maior exigência dele.

De acordo com o Retail Hyperpersonalization da Accenture, de 2015, 55% dos consumidores desejam experiências personalizadas e que se adaptem às suas necessidades e preferências em todos os canais de engajamento.

Isso significa, portanto, que os clientes não esperam apenas que as empresas estejam em diferentes canais para atendê-lo, mas também que elas sejam capazes de proporcionar experiências diferenciadas e personalizadas nesses meios, garantindo um relacionamento mais pessoal e eficiente.

Deve-se a essa tendência a necessidade de unir marketing de relacionamento, com soluções nos diversos canais digitais, e omnichannel, com a experiência fluida, para garantir a maior satisfação do consumidor com a marca e, consequentemente, maiores chances de retenção e fidelização.

Destaca-se nesse cenário que o custo para fidelizar um cliente e vender novamente para ele é menor do que o de conquistar um novo consumidor, aspecto que deve influenciar as estratégias das empresas com foco em retenção.

Quais os benefícios do OlosChannel?

Visando atender essas novas demandas dos consumidores e a tentativa das empresas de promover uma experiência omnichannel mais completa, a Olos Tecnologia desenvolveu o OlosChannel, um software para engajamento de clientes.

A tecnologia possui uma série de funcionalidades voltadas para uma melhor qualidade do atendimento, como agentes digitais e URA, viabilizando o atendimento para um menor tempo de espera e mais agilidade no esclarecimento de dúvidas, cobranças, negociações e outras soluções.

Além disso, o sistema utiliza inteligência de dados com o objetivo de fazer a segmentação do mailing de clientes de acordo com as preferências previamente apresentadas, como canais de contato de maior afinidade.

Com isso, a empresa consegue receber os contatos dos clientes ou fazer abordagens mais assertivas, considerando os canais de preferência do cliente, como WhatsApp, Messenger, SMS, e-mail, voz e outros.

A união do marketing de relacionamento e do omnichannel garante uma melhor experiência para o cliente, mas para que ela seja completa é essencial investir em ferramentas e tecnologias modernas para dar suporte à estratégia. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração do OlosChannel!

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