O sucesso de uma companhia depende do investimento adequado em soluções e estratégias relevantes ao mesmo tempo em que promove a redução de custos na empresa, equilibrando as finanças e aumentando a lucratividade do negócio.
No setor de cobrança, a redução de custos na empresa é fundamental para melhorar os seus rendimentos e ter capital disponível para investir em soluções e tecnologias que possibilitem um melhor desempenho dos atendimentos realizados.
Pensando nesses desafios do gerente de operação, destacamos a seguir como fazer a redução de custos na empresa de cobrança sem prejudicar o desempenho no contato e relacionamento com o consumidor.
Como promover a redução de custos na empresa?
A redução de custos na empresa é baseada em uma série de soluções, estratégias e tecnologias que podem ser incorporadas no negócio visando otimizar os processos e melhorar os resultados. A seguir destacamos três delas: autoatendimento, inteligência de dados e agentes digitais. Continue acompanhando!
Autoatendimento
De acordo com o 2015 Global State of Multichannel Customer Service Report, a expectativa de 90% dos consumidores é que as empresas ofereçam autoatendimento pela internet. Para 60% deles, é um diferencial positivo se a marca disponibiliza autoatendimento responsivo por dispositivos móveis.
Assim, o autoatendimento torna-se cada vez mais determinante nas possibilidades da marca proporcionar uma boa experiência aos clientes.
Uma opção é o URA (Unidade de Resposta Audível) que consiste em uma tecnologia que permite automatizar parte do atendimento telefônico, realizando esclarecimentos ao cliente ou direcionando ele para o departamento mais adequado de acordo com o motivo do contato.
Como apresentado pelas pesquisas, torna-se relevante ainda que as marcas tenham autoatendimento online como o chatbot. Essa solução permite um atendimento ágil, por canais digitais e que atenda às dúvidas do cliente.
Inteligência de dados
Outro elemento importante na redução de custos na empresa é o uso da inteligência de dados. Essa solução é baseada na coleta, análise e armazenamento das informações dos clientes para gerar insights e conhecimento útil para a estratégia da marca.
A inteligência de dados permite conhecer e mapear a jornada do cliente, identificando o canal de maior relevância para o consumidor, como telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp e outros.
Além desse aspecto, a tecnologia também permite conhecer melhor o cliente, dando subsídios para personalizar o atendimento e ter melhores propostas e argumentações na negociação da dívida.
Agente digital
Por fim, a redução de custos também é possível com o uso de um agente digital, que consiste em um meio de automatizar e otimizar atendimentos telefônicos.
Entre as atividades que podem ser desempenhadas com o agente digital da Olos, destacam-se cobranças, vendas e SAC, negociações, demonstração de produtos, coleta de dados e outras.
O agente digital utiliza inteligência de dados, o que permite que ele possa aprimorar-se e tornar-se mais assertivo na comunicação com o público-alvo.
Como unir as três soluções?
O OlosChannel, software para engajamento de clientes da Olos, reúne as três demandas para redução de custos da empresa de cobrança, disponibilizando soluções de autoatendimento, inteligência de dados e agente digital.
A solução utiliza inteligência de dados para distribuir o mailing considerando as preferências identificadas no histórico do cliente, o que viabiliza entrar em contato por um canal mais relevante para ele, aumentando a quantidade de contatos bem-sucedidos.
Com isso, a tecnologia destaca-se por ser completa para atender as demandas de uma empresa de cobrança, permitindo a redução dos custos ao mesmo tempo em que a torna mais eficaz.
Para saber mais sobre as funcionalidades de autoatendimento do OlosChannel, acesse nosso site e entre em contato!