O discador preditivo é um recurso tecnológico cada vez mais presente nos call centers. Isso se deve, principalmente, aos benefícios que a solução proporciona no aumento da produtividade e eficiência das equipes ao automatizar processos.
Para agilizar a atuação dos operadores, o sistema identifica o tempo necessário para realizar contatos bem-sucedidos e avalia também o tempo médio de atendimento. Assim, disponibiliza um novo telefonema pronto para o atendente logo que a ligação atual for encerrada.
A seguir, conheça as vantagens do discador preditivo e os segmentos que mais podem se beneficiar da tecnologia.
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5 razões para implementar o discador preditivo
Os benefícios de adotar o recurso estão relacionados diretamente à operação do call center. Mas, como consequência, trazem impactos positivos aos resultados do setor.
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1. Automatização de discagem
A primeira vantagem do discador preditivo é automatizar a discagem. Essa característica evita que o operador perca tempo com linha ocupada, caixa postal, números inexistentes e outras situações recorrentes.
Outro ponto positivo é que o sistema se atém ao mailing. Dessa forma, evita que sejam realizadas ligações paralelas que podem reduzir a eficiência da equipe.
Tudo isso proporciona maior controle sobre a operação e gera ganhos significativos.
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2. Ampliação do volume de contatos efetivos
Ao efetuar a discagem antes de o operador ficar disponível, o sistema garante que ocorrências não planejadas, como telefone ocupado, chamada não atendida e outras situações, não interfiram na produtividade do time.
Como resultado, o sistema aumenta os contatos efetivos repassados aos operadores. Além disso, a equipe consegue elevar o número de atendimentos realizados, melhorando a performance.
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3. Maior velocidade nos contatos
A velocidade nos contatos é um aspecto determinante na implementação do discador preditivo. A tecnologia permite realizar três vezes mais ligações por dia. Dessa forma, a empresa consegue estabelecer mais contatos diários.
Neste sentido, os negócios que fazem diversas discagens em curtos espaços de tempo são os mais beneficiados.
4. Monitoramento constante
O sistema de discador preditivo ainda viabiliza o maior controle das ações do call center. Afinal, os gestores podem escutar as ligações em tempo real, possibilitando identificar problemas na abordagem.
Esse acompanhamento ajuda na maior eficiência do time e também no aprimoramento constante. Com isso, é possível melhorar os feedbacks para os atendentes e as estratégias de relacionamento com o cliente.
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5. Diminuição de custos
Com a tecnologia, há uma redução no volume de chamadas abandonadas ou fracassadas. Isso, consequentemente, eleva os índices de ligações bem-sucedidas.
Assim, a empresa precisa de menos tempo para fazer mais atendimentos. O que se traduz em vantagens competitivas e financeiras ao negócio.
Quais segmentos se beneficiam com o discador preditivo?
As vantagens apresentadas podem beneficiar empresas de diferentes portes e segmentos. Mas alguns negócios são particularmente favorecidos devido ao aumento da competitividade e à implementação de inovação, como por exemplo:
- Varejo: o segmento apresenta uma elevada competitividade, sendo a tecnologia no atendimento uma forma de sair à frente dos concorrentes e melhorar a experiência do cliente;
- Saúde: o atendimento humanizado e proativo é cada vez mais valorizado na área da saúde. Por isso, o discador preditivo é uma estratégia para obter escalabilidade sem perder esses diferenciais;
- Bancos digitais: as fintechs estão mais fortalecidas no mercado brasileiro. E, para esse sucesso, precisam desenvolver estratégias de relacionamento sólidas e escaláveis.
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Portanto, esses segmentos observam vantagens específicas na adoção da tecnologia.
Como adotar o sistema na sua empresa?
Não basta implementar um discador preditivo. É preciso que a tecnologia seja inovadora e viabilize a integração com soluções adicionais, como plataforma omnichannel, agente digital e atendimento receptivo.
O OlosChannel disponibiliza uma gama de soluções direcionadas à operação de call center das empresas de diferentes segmentos para oferecer um atendimento mais completo e eficiente.
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