A tecnologia de voz ip é uma solução que permite usar a rede de internet para fazer ligações. O que serve para substituir o modelo de telecomunicação tradicional que depende das operadoras. Apesar de já existir há algumas décadas, o recurso tem ganhado destaque nos últimos anos.
Inicialmente, a telefonia por voz ip enfrentava barreiras como o acesso limitado à internet e conexões ruins. No entanto, a superação desses desafios fez com que a tecnologia fosse cada vez mais adotada em empresas de diferentes segmentos.
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Por que optar pela telefonia ip na empresa?
Após entender que a telefonia ip consiste em um serviço de comunicação pela internet, é preciso compreender a importância do sistema. São diversos os benefícios relacionados com a tecnologia que tornam essa solução cada vez mais comum nas empresas. Veja:
- Redução dos custos com telefonia e comunicação;
- Maior integração entre os departamentos, unificando a comunicação e facilitando as interações;
- Flexibilidade e mobilidade dos profissionais, que atuam externamente, em eventos, entre outras situações;
- Agilidade na comunicação devido à versatilidade de uso da telefonia ip;
- Maior produtividade das equipes por melhorar a comunicação entre as áreas e as pessoas.
Desta forma, são diversos os motivos que fazem com que a telefonia por voz ip seja vantajosa para as empresas. O que aumenta consideravelmente a escolha pelo sistema.
Apesar disso, a tecnologia ainda não é vastamente divulgada. Assim, surgem uma série de curiosidades sobre o tema.
6 curiosidades sobre voz ip
A seguir, esclarecemos as principais curiosidades sobre o sistema de voz ip, também chamado de VoIP. Em geral, as dúvidas incluem desde o modo de funcionamento da tecnologia até se os benefícios anunciados são reais. Conheça!
1. Redução de custos nas contas de telefone
Com a telefonia ip, a comunicação é realizada pela rede de internet. Um meio muito mais barato do que as chamadas telefônicas tradicionais que possuem altas taxas. O VoIP funciona com aparelhos no mesmo provedor. O que, em geral, reduz custos com comunicação interna.
Em alguns casos, no entanto, os clientes e fornecedores também podem optar pelo sistema, diminuindo ainda mais os custos. De acordo com o uso da solução e os gastos atuais, a economia com telefonia pode chegar a 80% do valor atual.
2. Facilidade de instalação
Para utilizar o VoIP, é necessário contar com uma parceira especializada para instalação e suporte. Ainda assim, há grande facilidade no processo.
Isso porque é possível usar a rede atual de internet da empresa, utilizar adaptadores para transformar telefones analógicos em digitais e aproveitar parte do sistema já instalado.
3. Como as ligações são feitas
As ligações de VoIP são feitas usando a internet de forma que os dados são encaminhados pela rede de computadores, em vez dos cabos de telecomunicações. Os dados são transformados em bits e decodificados no destino. O que viabiliza a comunicação em tempo real, independentemente da distância.
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4. Simulador
Na telefonia ip, as empresas usam o simulador por meio de um software, chamado de Softphone, instalado no computador. Com isso, o sistema funciona como um simulador de aparelho telefônico, permitindo a comunicação.
5. Versatilidade de uso
A voz ip ainda oferece diversos tipos de aplicações e usos. Uma vez que o softphone pode ser instalado em diferentes dispositivos, como computadores, notebooks, smartphones ou tablets. Além disso, a tecnologia possibilita a comunicação por chamada de áudio ou por vídeo.
6. Segurança
A comunicação é muito mais segura pelo sistema VoIP. Por meio dele, os dados são transformados e transmitidos pela nuvem e os sistemas conseguem realizar a criptografia desses dados. Isso é importante para reduzir as chances de serem interceptados ou acessados.
A tecnologia de voz ip proporciona vários benefícios, como vimos. Mas, para que eles sejam alcançados, é essencial contar com uma parceira experiente.
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