Uma das estratégias mais úteis para aumentar os lucros dentro de uma organização é definir um plano focado na excelência no atendimento ao cliente.
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Para se ter ideia do tamanho da importância desse foco, uma pesquisa da Microsoft apontou que 60% dos consumidores declararam já ter parado de fazer negócios com uma marca após um contato insatisfatório.
Segundo o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente para 2020, quase 50% dos clientes mudariam para outra empresa após uma experiência ruim. O número sobe para 80% caso aconteça uma nova experiência desagradável.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aprender boas táticas para atender bem aos consumidores. Confira:
Conheça 6 caminhos para chegar na excelência no atendimento ao cliente
Use os dados
O Relatório de Tendências da Experiência do Cliente apontou também que 76% das pessoas esperam algum tipo de personalização no suporte.
Isto mostra que esses consumidores aceitariam que as companhias utilizassem seus dados para oferecer comunicações mais direcionadas e coerentes com seu perfil.
Esse número só reforça a necessidade das empresas aprenderem a utilizar as informações dos clientes – como método de contato preferido e o histórico de compras, por exemplo –, para melhorar a experiência do consumidor.
Tenha uma equipe capacitada
O mesmo estudo apontou que a existência de profissionais capacitados no setor de suporte e da experiência do cliente é importante para o aumento dos lucros.
Um total de 63% das empresas inauguradas entre 2014 e 2019 tinham maior propensão a contar com um líder com vivência em trabalhos com foco nos clientes do que os empreendimentos mais antigos.
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Aposte em inteligência artificial
A AI (artificial intelligence) vem crescendo a passos largos no mundo dos negócios. De acordo com levantamento recente da Gartner apontou que o número de organizações que implementaram essa tecnologia subiu de 4% em 2018 para 14% em 2019.
Para atender os clientes, o uso da inteligência artificial é uma alternativa interessante. Serviços que permitam o autoatendimento e o uso de bots são opções que possibilitam ao público uma boa jornada na relação com as marcas.
Foque em uma comunicação eficiente
Para a assistência aos clientes, a comunicação precisa ser eficiente. Os consumidores querem que seus problemas e reclamações sejam ouvidos e que suas demandas atendidas o quanto antes.
Para isso, as organizações precisam investir em um suporte qualificado. Todo o processo de conversação precisa ser claro e contínuo, não apresentando quedas nas ligações, por exemplo.
Tenha uma plataforma omnichannel
O uso de uma plataforma omnichannel é um diferencial na área da experiência do consumidor.
Com esse tipo de sistema, é possível melhorar a qualidade das ligações, personalizar o relacionamento com os clientes e reduzir os custos da operação.
Agente digital
Essa solução permite o atendimento dos clientes por meio de um processo automatizado com operação full time.
Com essa ferramenta com reconhecimento de voz, podem ser realizados atendimentos ativos e receptivos sem a necessidade de um agente humano. Assim, o tempo de chamada é otimizado e a produtividade dos atendentes aumenta.
Garanta a excelência no atendimento ao cliente com o Olos Channel
Para atingir com facilidade uma excelência no atendimento ao cliente, a plataforma OlosChannel, da Olos, é uma opção interessante. Esse sistema conta com agente digital integrado, permite o foco na inteligência de dados e na experiência do cliente.
A solução permite que a sua empresa faça atendimento, cobranças ou vendas com um único software. Isso ajuda a diminuir os custos e aumentar a produtividade de forma simultânea.
O OlosChannel permite um mapeamento de toda a jornada do cliente. Assim, é possível ter acesso a todo o histórico de interações com a marca e fazer uma comunicação personalizada com os consumidores. Quer saber mais? Entre o contato conosco e marque uma demonstração.