A comunicação omnichannel é uma tendência para o setor varejista em todo o mundo. Os novos comportamentos de compra somados à facilidade de acesso às tecnologias fazem com que essa estratégia influencie cada vez mais a jornada de compra.
O omnichannel representa uma comunicação multicanal e integrada, de forma que o cliente possa navegar e mudar de canais conforme a necessidade que possui sem afetar a experiência, podendo transitar entre site, redes sociais, e-mail, telefone, blog e loja física com fluidez.
É fundamental que varejistas estejam por dentro dessa estratégia e conheçam quais benefícios podem ser obtidos com a adoção dela. Confira alguns deles!
1. Integração entre os canais de atendimento
O primeiro benefício possível ao adotar uma estratégia omnichannel refere-se à capacidade de integrar os canais de atendimento da empresa, permitindo que todos os contatos com os clientes sejam gerenciados e acessados por uma única tecnologia. Os sistemas modernos também permitem identificar quais canais são melhores de acordo com as preferências do cliente.
2. Melhora do relacionamento com o cliente
Dessa forma, um segundo benefício da solução é que ela permite melhorar significativamente a qualidade do relacionamento com o cliente, de forma que o consumidor veja mais valor nas abordagens realizadas pela empresa e aumente as chances de retenção e fidelização.
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Atualmente, um aspecto central da estratégia de relacionamento é proporcionar uma experiência de compra mais rica e completa, melhoria que é possível ao incorporar um software para engajamento de clientes que permite o desenvolvimento omnichannel da marca.
Assim, você aumenta a disponibilidade de canais com integração e adaptação à jornada do cliente, gerando mais satisfação.
3. Redução de custos com o omnichannel
Apesar de muitos gestores acreditarem que a adoção de uma estratégia omnichannel encarece os custos do negócio, a verdade é que essa solução diminui, consideravelmente, os custos ao mesmo tempo em que aumenta a lucratividade.
Isso se deve a melhor capacidade da estratégia de gerar uma boa experiência, evitando a evasão do cliente, o que representaria uma oportunidade de venda perdida e perda de investimento.
Ao mesmo tempo, a redução de custos se deve pela automação proporcionada por um software para engajamento de clientes que otimiza o trabalho das áreas de marketing, vendas e atendimento.
4. Facilita os processos
Por fim, um dos benefícios da comunicação omnichannel refere-se à facilidade para desempenhar processos da empresa por meio da automação, de maneira que ficam menos suscetíveis a erros humanos, retrabalho e achismos da equipe.
Entre os processos que podem ser simplificados com a estratégia está o direcionamento de chamadas por demandas do cliente, eleição dos canais a serem utilizados na comunicação com um consumidor, acesso ao histórico, mapeamento e monitoramento da jornada de compra.
Devido aos diversos benefícios destacados em relação à comunicação omnichannel, cada empresa deve analisar suas necessidades de acordo com o comportamento do consumidor. Para isso, conte com o OlosChannel, software para engajamento de clientes desenvolvido pela Olos Tecnologia, que reúne inteligência de dados, praticidade, desempenho e diversas funcionalidades. Entre em contato conosco e solicite uma visita demonstrativa!