Atualmente, a qualidade do atendimento está intimamente relacionada com a melhor capacidade de retenção de clientes e mais satisfação na jornada de atendimento. Nesse cenário, o uso do agente digital torna-se fundamental para proporcionar agilidade e eficiência.
O agente digital é uma tecnologia que permite automatizar o atendimento por diferentes canais, de voz ou texto, garantindo um atendimento padronizado e sem perder a humanização do contato.
Essa tecnologia utiliza inteligência de dados, dicionários semânticos e mapas mentais para aprimorar o atendimento ao cliente. Assim, quando um consumidor entra em contato com uma empresa e é atendido eletronicamente, pode ter certeza de que existe um agente digital por trás desse processo.
Qual o impacto do agente digital no relacionamento e retenção de clientes?
Ao compreender o que é o agente digital, o gestor deve entender como essa solução impacta o relacionamento e atendimento ao cliente da marca. A seguir, destacamos três fatores que são influenciados por esse tipo de tecnologia, confira!
Experiência omnichannel
O agente digital está diretamente relacionado à experiência omnichannel. Isso consiste em oferecer diversos canais para o atendimento, de forma que o consumidor possa fazer contato pelo canal que possui mais afinidade, seja por voz, ou por texto, na hora que lhe for conveniente.
Além de oferecer mais possibilidades de contato para o cliente, ao utilizar uma solução de engajamento de clientes, se torna possível monitorar todo o contato e obter um mapeamento da jornada de atendimento, através de relatórios unificados.
Personalização do atendimento
A união dessas tecnologias oferece inteligência de mercado para a empresa, pois permite que ela realize o mapeamento e monitoramento da jornada de atendimento dos clientes de forma personalizada.
Ao identificar os canais mais relevantes para o consumidor e manter a abordagem por ele, garante-se mais satisfação nos contatos realizados pela empresa. Além disso, o agente digital utiliza inteligência de dados e aprendizado de máquina para otimizar os atendimentos, de forma a proporcionar uma experiência mais completa ao cliente.
Retenção de clientes
Como resultado dessa diversidade de canais nos quais é possível realizar o atendimento ao cliente e a personalização dos contatos, com o agente digital automatizando e agilizando as abordagens para que elas sejam mais eficazes, o resultado é a retenção de clientes.
Atualmente, a capacidade de retenção e fidelização de clientes está diretamente relacionada com a experiência proporcionada, que também é influenciada pela qualidade do atendimento, canais disponíveis, a agilidade e a efetividade do contato.
Como os agentes digitais funcionam?
Os agentes digitais podem ser usados em diferentes canais, como telefone, chatbot do Facebook, WhatsApp, Telegram, Skype e outros. Eles utilizam inteligência de dados para aumentar a qualidade dos contatos e proporcionar mais satisfação aos clientes.
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