Compreender o comportamento do consumidor é determinante para desenvolver estratégias e ações de relacionamento mais relevantes. Afinal, ao identificar o perfil do cliente, é possível personalizar o atendimento e agregar valor à experiência com a marca.
No entanto, vale lembrar que o perfil do consumidor moderno mudou enormemente com as novas tecnologias. Neste cenário, as empresas precisam entender o comportamento do consumidor para tomar melhores decisões, direcionar esforços e desenvolver práticas mais assertivas.
Qual a importância de conhecer o comportamento do consumidor?
Cada vez mais, as abordagens de vendas devem ser personalizadas e voltadas aos nichos específicos com interesse no produto ou solução. Isso é fundamental para atender às expectativas dos clientes e superar a alta competitividade do mercado.
Dessa forma, não basta identificar que seu produto atende a determinado público. Mas é necessário compreender as características do consumidor, visando identificar canais, preferências e abordagens mais eficientes.
Com isso, conhecer o comportamento do consumidor permite desenvolver ações alinhadas ao perfil. E, consequentemente, as empresas aumentam as chances de sucesso.
A seguir, conheça 7 informações valiosas que devem ser coletadas para definir o público-alvo e mapear o seu perfil.
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1. Perfil profissional
O perfil profissional diz muito sobre os dados empresariais do cliente, como cargo, departamento, segmento e negócio. Isso auxilia na construção de estratégias relevantes para este tipo de profissional e também para atrair mais prospects com este perfil.
2. Status do usuário
Como o cliente está posicionado atualmente em relação à empresa? Essa informação ajuda a identificar o status do cliente. Por exemplo: se ele está em uma jornada de compra, se usa o software ou serviço vendido, se pode dar um upgrade no plano ou está no intervalo entre compras.
Este quesito permite saber quais consumidores estão engajados e podem voltar a comprar da marca.
Além disso, indica quem não manteve um relacionamento, ficou desinteressado ou insatisfeito com o produto ou serviço. O que mostra a necessidade de rever processos, melhorar a qualidade no atendimento e do produto oferecido.
3. Tipo de engajamento
Também é preciso identificar o tipo de ação que o cliente toma ao entrar em contato com a marca. São diversas formas de conexão, como consumir conteúdos no blog, fazer downloads de materiais especiais, pedir informações adicionais, solicitar suporte, entre outros.
Essas informações ajudam a compreender como o cliente utiliza o produto e se relaciona com a marca. Isso permite que a empresa agregue valor na experiência do cliente.
4. Expectativas em relação ao produto
Para entender o comportamento do consumidor, é fundamental compreender a expectativa do cliente. Isso porque os produtos e serviços podem ser direcionados a diferentes objetivos. Ao entender esse aspecto, é mais fácil aprimorar a experiência do cliente e alinhar essas expectativas.
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5. Resultados alcançados
Após conhecer a expectativa do público, é possível saber se a empresa entrega o que é desejado. Afinal, os resultados alcançados pelos clientes são essenciais para fidelizar os consumidores, gerando melhores resultados comerciais.
6. Nível de satisfação do cliente
Mensurar o nível de satisfação é uma forma de conhecer a percepção do consumidor em relação ao produto e ao atendimento. Esse conhecimento auxilia no desenvolvimento de novas ações mais alinhadas ao perfil do consumidor. O que permite aumentar a fidelização.
7. Feedbacks
O Net Promoter Score ajuda a conhecer o índice de satisfação com a marca. Mas os feedbacks auxiliam na identificação de problemas ou acertos mais pontuais, como abordagens inadequadas, canal pouco eficaz, entre outras.
Portanto, a consistência das outras informações pode ser avaliada por meio do NPS e do feedback. E, caso sejam constatados problemas, é sinal que as estratégias precisam ser revistas.
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Como mapear o comportamento do consumidor?
Para coletar informações sobre os seus clientes, é importante contar com recursos tecnológicos que ajudem a mapear e monitorar o comportamento.
O OlosChannel consiste em uma plataforma omnichannel e integrada com diferentes soluções de atendimento e relacionamento, como chatbot, URA e agente digital.
A ferramenta recolhe informações em todas as etapas de compra e utiliza inteligência de dados com o objetivo de identificar preferências e tornar a abordagem mais eficiente e personalizada.
Com o comportamento do consumidor mapeado, as empresas têm grande potencial de melhorar a satisfação e a experiência do cliente. O que impacta nas vendas e nos resultados do negócio. Quer saber mais? Entre em contato agora!