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Melhorar o atendimento ao cliente por meio da resolução ágil de problemas é o desafio de muitas empresas. Tecnologias como a plataforma omnichannel e o atendimento receptivo tem sido cada vez mais importantes para alcançar este objetivo.

Até porque aumentar a qualidade na operação é fundamental para proporcionar uma melhor experiência e garantir a fidelização dos clientes. Assim, o investimento em estratégias e soluções tecnológicas se torna essencial para garantir o bom atendimento e o sucesso comercial.

A seguir, conheça a importância do atendimento de qualidade de acordo com as novas exigências dos consumidores e como colocar em prática.

Leia também: Como tornar a experiência do cliente o foco do meu negócio?

Qual a importância do atendimento no sucesso da empresa?

experiência do cliente influencia a forma como o consumidor se relaciona com a marca e também o que promove sobre ela para outras pessoas. Essas são as conclusões da pesquisa Dimensional Research, solicitada pela Zendesk. 

No entanto, para considerar uma boa experiência, os consumidores querem que a empresa cumpram uma série de requisitos. Por isso, entre os principais dados do estudo, vale destacar:

  • 69% dos entrevistados atribuíram uma boa experiência de atendimento ao cliente a uma rápida resolução dos problemas apresentados;
  • 72% afirmam que explicar seus problemas várias vezes a diferentes pessoas resulta em experiências ruins de atendimento;
  • 65% culparam o tempo de resolução dos problemas como responsável por uma experiência ruim;
  • 59% dos clientes disseram que uma experiência ruim fez com que eles parassem de comprar da empresa. Desse total, 40% espalham essa avaliação negativa para outras pessoas.

Portanto, agilidade e eficiência estão entre as demandas para um atendimento mais satisfatório. E a plataforma omnichannel influencia justamente nessa questão.

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Como a plataforma omnichannel melhora a experiência do cliente?

Para atender o consumidor moderno, melhorar a experiência e proporcionar os resultados almejados, a plataforma omnichannel é uma ferramenta valiosa.

A solução viabiliza o atendimento em múltiplos canais, como WhatsApp, Skype, Messenger, Telegram, telefone ou SMS. Mas possui um diferencial importante, já que permite uma comunicação integrada e fluida entre os meios. Com isso, o cliente pode iniciar um atendimento por um canal e continuar de outro, sem perder o contexto.

O recurso ainda utiliza inteligência de dados para identificar o canal de preferência do cliente e utilizá-lo nas abordagens. O que torna os contatos mais assertivos e personalizados.

Outra funcionalidade importante é o histórico de relacionamento acessível. Dessa forma, o atendente consegue acessar rapidamente os contatos prévios do cliente, evitando a cansativa repetição de informações.

Todos estes fatores contribuem para agilizar a resolução de demandas dos clientes. Isso aumenta a satisfação do consumidor com a marca.

Leia também: 3 dicas para otimizar a jornada do cliente com comunicação omnichannel

Como o atendimento receptivo pode contribuir neste processo?

Para entregar resultados ainda melhores aos clientes, a plataforma omnichannel pode ser associada ao atendimento receptivo moderno. Esse recurso inovador possui diversos diferenciais, como:

  • Reconhecimento por voz, em que o cliente pode falar os dados pessoais e problemas que possui de maneira simplificada. Sem a exaustiva navegação por menus;
  • Identificação automatizada das atividades recentes para sugestão de soluções mais prováveis;
  • Redirecionamento do atendimento caso solicitado pelo cliente sem a necessidade de repetir os dados e problemas. Isso porque o atendente tem acesso às informações previamente apresentadas;
  • Possibilidade de resolver a demanda diretamente pela ferramenta ou ser redirecionado a outro canal mais cômodo para concluir a demanda, como o WhatsApp;
  • Pesquisa de satisfação automatizada para que o cliente possa avaliar a qualidade do atendimento após cada contato.

Esse conjunto de características do atendimento receptivo, quando integrado a uma plataforma omnichannel, garante benefícios, como:

  • Agilidade no atendimento e na resolução da demanda do cliente;
  • Autonomia para que o consumidor escolha como resolver a solicitação;
  • Diversidade de canais para tornar o atendimento mais rápido e personalizado;
  • Praticidade na comunicação evitando a repetição de dados e a navegação por menus.

Saiba mais: Atendimento receptivo x URA tradicional: conheça as principais diferenças

Como implementar essas tecnologias na sua empresa?

Como vimos, a associação da plataforma omnichannel com o atendimento receptivo permite resolver de forma ágil e eficaz os problemas dos clientes e evitar os prejuízos causados por uma experiência ruim. Para adotar essas soluções no seu negócio, conte com o OlosChannel

A plataforma omnichannel integra todas as funcionalidades que você precisa na sua operação, como: discadores, monitoramento, agente digital, automação do atendimento receptivo e muito mais. 

Tudo isso para otimizar a experiência do cliente e garantir a satisfação do consumidor, com o objetivo de aumentar a rentabilidade do negócio.

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