A tecnologia omnichannel já é uma realidade no setor varejista com a ampliação do uso de recursos digitais pelos consumidores em todas as faixas etárias e econômicas.
Dessa forma, as empresas do varejo que almejam manter a relevância diante dos consumidores e melhorar resultados precisam investir em novas tecnologias, incluindo o omnichannel. Saiba mais a seguir!
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Qual a importância da tecnologia omnichannel?
De acordo com umapesquisa da Accenture, os consumidores que têm uma experiência de compra omnichannel gastam cerca de 37% a mais do que os clientes de empresas com canais únicos.
Já um estudo daCapgemini mostrou que 46% dos varejistas acreditam que a tecnologia digital vai transformar as formas de fazer negócio. Ainda assim, apenas 36% delas estão preparadas com estratégias que abarcam essas mudanças.
Portanto, o cenário que se desenha é de alto potencial de uso da tecnologia omnichannel. Mas, por enquanto, houve uma adesão insuficiente por parte das varejistas até o momento. Ou seja, se a sua empresa investir na solução, ganhará um diferencial competitivo em relação à sua concorrência.
Veja mais: Como identificar o momento certo de implementar uma plataforma omnichannel?
4 benefícios da tecnologia omnichannel no varejo
Como citamos, o omnichannel voltado ao varejo apresenta diversos benefícios que se refletem em toda a estrutura do negócio, desde a inteligência competitiva até o lucro. Conheça as vantagens mais relevantes desse investimento:
1. Melhora a coleta de dados
Com a integração dos canais proporcionada pela tecnologia omnichannel, as empresas aprimoram a coleta de dados. Dessa forma, tem mais informações e dados relevantes para trabalhar.
O uso dos dados na estratégia comercial é um aspecto determinante na competitividade e assertividade das soluções atualmente. Essa melhoria tem potencial para afetar diretamente a experiência de compra dos clientes.
2. Reduz custos operacionais
Os maiores custos operacionais relacionados ao atendimento no setor varejista se devem a uma baixa taxa de resolução de demandas, à ausência de personalização e à falta de eficiência das soluções adotadas.
Como a tecnologia omnichannel aumenta a capacidade de atendimento, é possível melhorar diversos indicadores, como:
- Resolução das demandas;
- Satisfação do cliente;
- Tempo de atendimento;
- Disponibilidade de autoatendimento, afetando diretamente os custos do processo.
3. Fortalece a experiência do cliente
A experiência do cliente deve ser o foco de qualquer varejista que deseja crescer e consolidar a sua atuação.
O omnichannel personaliza a experiência de compra. O que promove uma melhoria direta na percepção do cliente sobre a marca e nas chances de retenção e fidelização.
Saiba mais: O que considerar para uma estratégia omnichannel de sucesso?
4. Aumenta as vendas e o lucro
O aumento das vendas e, consequentemente, dos lucros se deve à maior disponibilidade de canais para que o cliente feche negócio ou esclareça dúvidas sobre o processo de compras. O que reduz a taxa de abandono de carrinho.
Além disso, ao fidelizar clientes, a empresa garante a redução dos custos de aquisição de clientes (CAC) e o aumento do ticket médio.
Como adotar a plataforma omnichannel na sua empresa de varejo?
A implementação da tecnologia omnichannel no varejo pode ser realizada por meio de uma plataforma específica. Trata-se de uma ferramenta que viabiliza a disponibilidade de canais, o atendimento integrado e uma experiência mais fluida.
Com o OlosChannel, é possível personalizar a configuração da ferramenta de acordo com a jornada de compra dos clientes.
As soluções são integradas, o histórico de relacionamento do cliente é centralizado e facilmente acessado pelos atendentes. O que garante uma experiência mais ágil e personalizada.
Outro diferencial do OlosChannel é a análise de dados que permite que a ferramenta identifique o canal de preferência do cliente com base no histórico dele.
Por fim, a emissão de relatórios completos e personalizados garante que os gestores tenham um controle total dos processos, podendo desenvolver melhorias na experiência do cliente e nas vendas.
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