A fidelização de clientes é fundamental para que as empresas reduzam o custo de aquisição de clientes (CAC) e tenham uma imagem mais positiva junto ao público-alvo do negócio.
Se o cliente permanece fiel e continua comprando com a empresa, é porque ele identificou uma experiência satisfatória somada ao melhor custo-benefício para ele.
Para 85% dos varejistas, o uso de dados de maneira eficiente para proporcionar uma experiência personalizada ajuda na fidelização, revela estudo da Forrester.
Saiba mais: Como a inteligência de dados melhora a experiência do cliente?
Além disso, a pesquisa High Tech Retail indicou que 76% dos brasileiros compram mais de lojas que investem em tecnologia.
A seguir, saiba quais soluções tecnológicas adotar e como obter os benefícios almejados.
Quais tecnologias contribuem para fidelização de clientes?
No mundo atual, a inovação tecnológica é rápida. Dessa forma, os gestores precisam estar sempre atentos às oportunidades de melhorias no relacionamento com os consumidores.
Neste sentido, destacamos 5 tecnologias que viabilizam a retenção e a fidelização de clientes.
1. Plataforma omnichannel
Já faz parte das demandas dos consumidores uma experiência omnichannel. O que significa ter diversidade de canais que podem ser usados para atendimento e uma experiência fluida e integrada entre eles.
A plataforma omnichannel é o que viabiliza essa experiência. Afinal, centraliza o gerenciamento de todas as ações direcionadas ao relacionamento com o consumidor independentemente do canal.
Veja ainda: 5 passos para começar a usar uma plataforma omnichannel em sua operação
2. Agente digital
O agente digital é uma tecnologia que pode ser integrada à plataforma omnichannel para proporcionar um atendimento personalizado e sem a intervenção de humanos.
Esse recurso pode ser usado para esclarecimento de dúvidas e operações simples, como segunda via de boleto, demonstrações, cobranças, alteração da data ou meio de pagamento etc.
Assim, é possível realizar todo o processo de forma automatiza, do início ao fim, com eficiência e precisão. O que gera mais satisfação e retenção de clientes.
Veja ainda: Saiba como automatizar a operação de atendimento com agente digital
3. Inteligência de dados
A inteligência de dados é uma tecnologia que permite gerar insights a partir da análise de dados coletados dos clientes, como por exemplo:
- Canal de preferência;
- Histórico;
- Nível de satisfação;
- Entre outros.
Com esses dados sendo usados ativamente no desenvolvimento das estratégias, a marca proporciona uma experiência personalizada e satisfatória, garantindo a fidelização de clientes.
4. CRM
O CRM (Customer Relationship Management – traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta que centraliza todos os dados dos clientes. O que facilita o atendimento, o gerenciamento do relacionamento com o consumidor e o mapeamento da jornada de compra.
5. Atendimento receptivo
O atendimento receptivo inovador consiste no uso de tecnologias voltadas a atender o cliente quando ele entra em contato com a marca.
Dessa forma, ele tem um autoatendimento mais eficaz e pode encaminhar a solicitação como preferir. Ou seja, diretamente pela plataforma ou após o direcionamento para um atendente.
Leia também: Atendimento receptivo x URA tradicional: conheça as principais diferenças
Como usar as tecnologias assertivamente?
Destaca-se que, além de investir em tecnologias inovadoras, a fidelização de clientes depende de uma estratégia de relacionamento e atendimento sólida.
Assim, além da tecnologia em si, é preciso que a marca também tenha:
- Segurança nos processos e armazenamento das informações;
- Processos padronizados de atendimento;
- Qualificação da equipe de atendimento;
- Configuração das soluções com base no comportamento do cliente;
- Integração entre os recursos utilizados.
Saiba mais: Estratégias de fidelização e pós-venda: como torná-las mais assertivas?
Como implementar as soluções para a fidelização de clientes?
Para atender a essas necessidades, é fundamental escolher um parceiro de confiança que disponibilize soluções modernas e personalizáveis.
A Olos Tecnologia é uma empresa especializada nesse segmento com soluções como o OlosChannel. Trata-se de uma plataforma omnichannel completa que pode ser integrada com agentes digitais e atendimento receptivo.
Além disso, a solução usa inteligência de dados para mapear a jornada de compra do cliente e oferecer uma experiência mais personalizada, favorecendo a fidelização de clientes.
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