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Nos últimos meses, muitas empresas se viram na situação de ter que economizar ao máximo os recursos, a fim de manter o financeiro estável, e dar continuidade em seus negócios. E, apesar de não parecer o momento ideal, investir em cobrança digital pode trazer excelentes resultados.

Nesse sentido, segundo pesquisa do IBGE, de 3,4 milhões de empresas em funcionamento, na segunda quinzena de agosto, 33,5% perceberam impactos negativos decorrentes da pandemia em suas atividades. Na quinzena anterior, eram 38,6%. 

No momento financeiro atual, as empresas precisam mais do que nunca receber em dia. Neste sentido, a cobrança automatizada pode evitar o constrangimento dos devedores e facilitar a comunicação com os inadimplentes, além de outras diversas vantagens. Confira!

O que é cobrança digital?

Com o avanço da tecnologia, realizar cobranças por meio de telefone pode não ser a melhor opção. Além do constrangimento e o risco de perder o cliente, muitas vezes os dados fornecidos não correspondem mais, ou seja, o devedor mudou de endereço, telefone e se torna impossível encontrá-lo.

Na cobrança automatizada, esses fatores são agilizados e simplificados. A notificação pode ocorrer, além do telefone, por SMS, Whatsapp, e-mail, redes sociais, Facebook Messenger, entre outros, o que aumenta a efetividade das cobranças. 

Por que investir em cobrança digital?

A implementação de um processo digital no setor de cobrança traz inúmeros benefícios às empresas. Desde maior produtividade dos profissionais do setor até menor taxa de inadimplência. Confira as vantagens:

  • Redução da inadimplência;
  • Diminuição dos atrasos nos pagamentos;
  • Automatização do processo de cobrança;
  • Redução de custos;
  • Mais agilidade e eficiência na cobrança.
  • Redução na inadimplência

No sistema de cobrança digital, o controle da carteira é mais eficiente e permite um melhor monitoramento de todo o processo. É importante levar em consideração que muitas dívidas são formadas devido ao esquecimento ou ausência de notificação por parte da empresa. Com o sistema automatizado, é possível contatar cada devedor no tempo correto.

Com isso, é possível analisar com mais clareza a situação dos devedores, evitando assim a necessidade de abertura de processos que podem ser demorados e de custo elevado. As negociações ocorrem de forma mais fluida e sem constranger nenhuma das partes. 

Desta maneira, sua organização consegue a diminuição do número de devedores. Segundo dados de 2018 da Serasa Experian, 48,8% dos inadimplentes afirmam já ter negociado dívidas por meio de canais digitais. 

  • Diminuição dos atrasos nos pagamentos

Como já foi dito anteriormente, muitas dívidas são formadas por conta do esquecimento. Através de uma notificação mais eficiente e por meios de canais de comunicação mais utilizados como Telefone, Whatsapp, Facebook Messenger, E-mail, SMS e redes sociais, por exemplo, há uma redução significativa nos pagamentos em atraso.

Há também a opção de se construir portais exclusivos para a negociação, com o objetivo principal de recuperar dívidas.

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  • Automatização do processo de cobrança

A partir da cobrança digital, seus funcionários não precisam conferir manualmente quem deve e quando cobrar, o sistema realiza essa função. As notificações são enviadas automaticamente seguindo a carteira de clientes da empresa e esses dados são constantemente atualizados. 

E não só o processo de envio de notificação é automático, como também o envio de faturas e boletos, sendo possível assim, o que permite atender mais de um cliente ao mesmo tempo e aumentando a produtividade dos funcionários.

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  • Redução dos custos de logística

Fazer cobranças apenas por ligações, seja para telefone fixo ou celular, custam caro para empresa e nem sempre tem o retorno esperado. Com a implantação da cobrança automatizada, todas as cobranças passam a ser realizadas por meios de comunicação mais efetivos, de acordo com a preferência de cada um.

  • Agilidade na cobrança

Uma mensagem de texto pode ser enviada às 13h e outra às 17h automaticamente. Caso o devedor queira pagar a dívida, uma fatura já é enviada ao seu e-mail. Ou seja, todo o processo é agilizado e otimizado, fazendo com que não exista grandes intervalos de espera que possam fazer o devedor mudar de ideia ou até voltar a esquecer de fazer o pagamento.

Saiba mais: Inteligência de dados: 4 motivos para utilizá-la no atendimento ao cliente

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  • Chamada de Voz;
  • E-mail
  • SMS;
  • Whatsapp;
  • Messenger;
  • Redes sociais;
  • E muito mais!

Além disso, o OlosChannel oferece uma série de recursos para o sucesso do atendimento ao cliente, como: OlosCloud, Discadores inteligentes, Sistema receptivo, Agentes digitais, Olos FastFlow e Olos Web Interactive.

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