A partir do avanço da internet e das TICs (tecnologias da informação e da comunicação), as empresas passaram a lidar com uma grande quantidade de dados. Por esse motivo, os gestores precisam buscar alternativas sobre como melhorar o atendimento ao cliente.
Essa preocupação está muito associada à própria satisfação do consumidor, visto que quanto melhor é o atendimento, a empresa pode cultivar um relacionamento muito mais duradouro e saudável com a audiência.
Para termos uma ideia, após uma experiência negativa de atendimento, cerca de 26% dos consumidores postam um comentário negativo em suas redes sociais, especialmente no Facebook ou Twitter, de acordo com levantamento da PeoplePulse.
Isso é bastante prejudicial para as empresas, uma vez que pode afetar a reputação e a imagem dos negócios no mercado.
Diante dessa realidade, o artigo de hoje tem a intenção de mostrar algumas dicas de como melhorar o atendimento ao cliente e, desse modo, construir um vínculo de confiança com os clientes e evitar futuros problemas. Acompanhe a leitura!
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5 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente
Saber como melhorar o atendimento ao cliente é verificar que essa iniciativa envolve muitos outros processos, como a gestão das centrais de comunicação e suporte, além do treinamento de uma equipe de atendentes.
Abaixo, confira algumas dicas que podem aprimorar o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e saiba como melhorar o atendimento ao cliente.
1 – Agilidade em respostas e solicitações de chamados
Quando um usuário entra em contato com a sua empresa, ele quer ser bem atendido e respondido o quanto antes. Por isso, a primeira dica de como melhorar o atendimento ao cliente é ter agilidade nas respostas e solicitações de chamados.
Atualmente, segundo a Salesforce, 64% dos clientes desejam que suas necessidades sejam atendidas em tempo real, ou seja, a rapidez na comunicação é um fator importante para que o cliente decida comprar um produto ou serviço.
2 – Linguagem alinhada ao público-alvo
É interessante adotar uma linguagem alinhada às características do seu público-alvo. Isso ajuda a aproximar a marca do cliente, criando uma relação mais amistosa e de confiança.
Para isso, a empresa pode valer-se dos dados de seus consumidores ou realizar uma pesquisa de mercado para levantar as informações da audiência (faixa etária, escolaridade, nível socioeconômico, etc.).
3 – Estruture-se para atender reclamações
Saber como melhorar o atendimento ao cliente é também levar em consideração possíveis reclamações dos usuários. Por esse motivo, é importante que a sua empresa tenha uma estrutura para receber essas críticas.
Neste caso, vale não somente um canal adequado para a comunicação, mas também um treinamento com os colaboradores, para que eles possam solucionar os problemas dos clientes da melhor maneira possível.
4 – Meça os resultados obtidos
Quem está em busca de como melhorar o atendimento ao cliente, uma dica valiosa é medir os resultados obtidos anteriormente, em outros processos de SAC. Isso ajuda a perceber o que deu certo e o que foi falho no atendimento.
Desse modo, é possível melhorar gradativamente a comunicação com o público, evitando as falhas e incoerências anteriores.
5 – Cultive o relacionamento com os clientes
Todo relacionamento com o cliente deve ser pensado a longo prazo, isto é, não se esgota com a venda de um produto ou serviço. Até porque o consumidor pode entrar em contato com a empresa, requisitando mais informações sobre a mercadoria, fazer uma sugestão ou crítica.
Sendo assim, é importante pensar em um atendimento que promova esse vínculo com os clientes. Desse modo, é possível entrar em contato para oferecer algo especial, ou apenas para medir a satisfação do consumidor.
Por meio desse relacionamento, o cliente passa a ser fiel à marca e, como consequência, ajuda na promoção da sua empresa para outras pessoas, indicando seus produtos ou serviços para conhecidos, como familiares e amigos.
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Como melhorar o atendimento ao cliente com uma plataforma omnichannel
A plataforma omnichannel é capaz de melhorar a experiência de atendimento ao cliente, pois agrega diversos canais de comunicação em um só ambiente. Dessa forma, os colaboradores têm em mãos todo o histórico do consumidor, dados e informações precisas, além do acompanhamento de métricas em tempo real.
A Olos Tecnologia conta com uma plataforma omnichannel completa, que busca automatizar o atendimento, tornando a comunicação muito mais confortável, otimizada e reduzindo custos para as empresas.
O OlosChannel disponibiliza inúmeros recursos, para atendimento por voz ou texto, com a integração de canais de telefone, WhatsApp, SMS, Facebook Messenger, rede sociais, e-mail, entre outros. A plataforma também oferece outros recursos, como:
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