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A estratégia omnichannel é uma forte aliada das empresas para atração e retenção de clientes e assim vencer os desafios causados pela crise.

No mundo atual, é preciso que um negócio apresente um diferencial para conseguir captar um consumidor. Por isso, estar presente em diferentes canais de atendimento, prestar um bom suporte e cativá-lo em todos eles são algumas possibilidades da estratégia omnichannel. 

E funciona; 89% é a taxa de retenção das empresas com as estratégias mais fortes de engajamento de clientes omnichannel, de acordo com pesquisa da ZoomInfo.

Isso se deve ao fato de que, independentemente do canal de compra que o cliente usar para buscar informações sobre o seu produto ou serviço, sua companhia estará preparada para conquistá-lo. E geralmente, os consumidores entram em contato através de mais de um canal. 

Além disso, segundo estudo divulgado pela Harvard Business Review (HBR), 73% de todos os clientes utilizam diferentes canais durante sua jornada de compra.

A partir da crise, a força das vendas provou estar no ambiente online, por isso é fundamental que empresários estejam atentos às ações voltadas a este setor, como é o caso da estratégia omnichannel.

Leia mais: 7 dicas sobre como melhorar a experiência do cliente

Quais são as vantagens da estratégia omnichannel?

1. Melhora o atendimento ao cliente

Ter um perfil completo do consumidor e suas necessidades é uma das grandes vantagens dessa estratégia. 

Ao centralizar os dados do cliente, todos os canais de venda, como redes sociais, SMS, e-mail, chat, Whatsapp, site, loja virtual e loja física, por exemplo, têm o histórico de compra dele e quais páginas de produto visitou. Assim, torna-se mais fácil convencê-lo a realizar a compra.

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2. Auxilia na personalização da comunicação

A partir do histórico de contatos anteriores, a estratégia omnichannel permite que as empresas personalizem o atendimento, de acordo com as características e preferências do seu público.

Esse tipo de ação é fundamental para a retenção e fidelização dos consumidores, que prezam cada vez mais pela personalização dos atendimentos.

Prova disso é que, de acordo com a Accenture, 33% dos clientes que abandonaram um relacionamento comercial no ano passado o fizeram porque faltava personalização.

Leia mais: Conheça os principais desafios do atendimento omnichannel em 2021

3. Aumenta a produtividade dos colaboradores

A estratégia omnichannel ainda possibilita o aumento da produtividade dos colaboradores, já que diversos processos manuais e trabalhosos podem ser realizados a partir da automação embarcada na tecnologia omnichannel.

Assim, os profissionais de atendimento ao cliente têm mais tempo para investir no atendimento em si e em disponibilizar uma interação de excelência aos consumidores.

4. Fideliza os clientes

Por fim, um atendimento de qualidade e personalizado aliado a eficiência nos contatos e automação de processos aumenta e muito as chances de retenção e fidelização dos clientes, que podem até recomendar sua empresa para parentes e amigos, além de deixar uma boa avaliação na internet, o que pode afetar positivamente as vendas.

Leia também: Saiba como atender ao novo comportamento do consumidor digital

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