O objetivo de qualquer organização é obter satisfação e retenção de clientes. Mas como alcançar essa meta? Bem, esse é um tema complexo e que exige muito estudo, planejamento, ações estruturadas e muito mais.
No entanto, um dos pilares para a satisfação e retenção de clientes é a excelência no atendimento. A partir disso, é possível criar uma boa reputação entre os consumidores e alcançar o sucesso esperado.
Para se ter ideia, de acordo com o Relatório sobre o Cenário Global de Atendimento ao Cliente realizado pela Microsoft, 96% dos entrevistados disseram que o atendimento ao cliente é importante para se tornarem leais a uma marca.
Além disso, segundo o mesmo relatório da Microsoft, 56% apontaram que deixariam de comprar de uma empresa caso a experiência de atendimento fosse ruim.
Diante desses dados, preparamos esse conteúdo com boas práticas de atendimento para a satisfação e retenção de clientes. Confira!
Conheça 4 dicas de atendimento para obter a satisfação e retenção de clientes
1. Conheça seu público
O primeiro passo para obter satisfação e retenção de clientes é identificar as características do público da sua empresa. Isso é possível por meio de estudos, pesquisas, métricas e planejamento de atendimento ao cliente.
Para reforçar a importância de conhecer o seu público, segundo o relatório da Microsoft, 72% dos entrevistados disseram que esperam que os atendentes conheçam seu histórico de compras e contatos anteriores.
Já de acordo com pesquisa realizada pela Accenture sobre atendimento ao cliente no varejo, 91% dos consumidores preferem comprar de varejistas que os reconhecem e fazem recomendações relevantes com base no perfil.
Ou seja, conhecer e entender o seu público é fundamental para uma estratégia de sucesso.
2. Entenda as dores e necessidades dos clientes
Conhecer os principais problemas dos consumidores também é importante para estruturar uma estratégia de atendimento para satisfação e retenção de clientes.
A partir do reconhecimento das dores dos clientes, é possível apresentar uma solução eficiente ou até um novo produto ou serviço da sua organização que possa resolver o problema do consumidor.
3. Invista em uma plataforma omnichannel
Em um universo corporativo cada vez mais acirrado e competitivo, investir em transformação digital e, mais precisamente, em uma plataforma omnichannel é fundamental para o atendimento ao consumidor e, consequentemente, para atingir a satisfação e retenção de clientes.
Desta maneira, a partir da plataforma omnichannel, sua empresa disponibiliza, em um único sistema, atendimento em múltiplos canais, como telefone, email, WhatsApp, Facebook Messenger, chat, site e muito mais.
Além disso, essa tecnologia disponibiliza uma série de recursos fundamentais para a satisfação e retenção de clientes, como histórico de chamados, métricas em tempo real, e inteligência de dados, por exemplo.
4. Análise o histórico dos clientes
Por falar em histórico de chamados e inteligência de dados, é importante que a sua empresa acompanhe e analise esses dados constantemente a fim de promover melhorias para a satisfação e retenção de clientes.
Conheça a Olos Tecnologia!
Como visto, investir em tecnologia e, principalmente, em uma plataforma omnichannel, é essencial para a satisfação e retenção de clientes. Para isso, é necessário implementar uma solução realmente eficiente de uma empresa sólida e experiente.
Nesse sentido, a Olos Tecnologia tem o OlosChannel, plataforma omnichannel de atendimento a clientes mais completa do mercado, que disponibiliza diversos recursos, por meio de múltiplos canais, como:
- Chamada de Voz
- SMS
- Messenger
- Telefone
- Chat
- Redes sociais
- E muito mais!
Com o OlosChannel ainda é possível integrar diversas soluções como:
OlosCloud: plataforma Olos em nuvem, totalmente seguro, escalável, com rápida implantação e acesso simplificado, para atendimento ao cliente disponível por meio de link de internet, que oferece a possibilidade de trabalho remoto.
Discador preditivo: otimiza os processos de ligação telefônica, porque possui um algoritmo avançado que entende qual o melhor momento para realizar uma quantidade de chamadas, para atender a uma demanda futura, diminuindo o tempo ocioso do contact center.
Vale lembrar que o discador preditivo da Olos tem o melhor desempenho do mercado e, inclusive, foi premiado com o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente.
Sistema receptivo: permite a automação do atendimento receptivo para tornar o processo ágil e eficiente na resolução de demandas e redução do tempo de chamada.
Agentes digitais: automatizam o atendimento por voz ou texto para diversos tipos de operações no contact center, via telefone, SMS, Whatsapp, chat, site e outros canais de forma inteligente, como se fosse um ser humano.
Olos FastFlow: o agente digital instantâneo permite automatizar o sistema de cobrança de maneira rápida e simples, otimizando os processos e facilitando o acerto de pendências financeiras. Além disso, a plataforma possui instalação ágil e é possível escolher uma voz feminina ou masculina e configurar de acordo com negócio.
Olos Web Interactive (OWI): a plataforma de autoatendimento visual, sonora e interativa utiliza inteligência de dados para executar com excelência funções de cobrança, vendas e SAC, do início ao fim do processo, sem necessidade de operadores humanos.
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