A comunicação omnichannel já é uma realidade no relacionamento com o cliente, especialmente em negócios que têm o atendimento como centro das operações, como os call centers.
Identificar quais as tendências com base nos novos comportamentos de consumo e como atendê-las com mais eficiência e qualidade é determinante para que essas empresas mantenham-se competitivas.
Leia também: Era da experiência do cliente: como melhorar o relacionamento entre consumidores e marcas?
A seguir, conheça quais os canais mais usados no atendimento ao cliente e como a comunicação omnichannel influencia a qualidade no atendimento.
Quais os canais mais usados no atendimento ao cliente?
De acordo com o estudo do International Customer Management Institute (ICMI), 87% dos contatos com as centrais de relacionamento são feitos de forma receptiva. Enquanto isso, 13% são ativos, normalmente com os objetivos de vendas, prospecção e cobrança. No levantamento, os canais mais usados incluíam:
· 92% telefone em chamadas receptivas;
· 88% e-mail;
· 80% telefone em chamadas ativas;
· 75% autoatendimento (web/online);
· 65% carta;
· 64% autoatendimento (telefone/URA);
· 59% redes sociais;
· 54% sites de avaliação de produtos ou marcas;
· 52% aplicativos em dispositivos móveis;
· 49% rastreadores de compra online;
· 47% chat online;
· 37% SMS/mensagem de texto;
· 22% videochat.
Verifica-se assim que, apesar da predominância do telefone e até do e-mail, outros canais estão cada vez mais comuns, com destaque para as opções de autoatendimento e redes sociais.
Saiba mais: Como o autoatendimento melhora a satisfação do cliente?
Por que investir em comunicação omnichannel?
A comunicação omnichannel é direcionada justamente para atender à exigência desse público que pode ser caraterizado como consumidores 3.0.
O consumidor 3.0 é aquele empoderado pela tecnologia e pela revolução digital, sendo que ele tomou o controle da relação com as marcas e demanda experiências em múltiplos canais de acordo com o momento e as preferências individuais.
Veja também: 3 dicas para otimizar a jornada do cliente com comunicação omnichannel
Portanto, para reter e fidelizar esse novo perfil de consumidor, as empresas precisam ter clareza sobre o que os clientes buscam e valorizam no relacionamento com as marcas. Entre as demandas mais latentes, podemos destacar:
- Resolução rápida de problemas: esse consumidor não quer perder tempo e busca agilidade. Dessa forma, a resolução rápida deve vir independentemente do canal de contato.
- Atendimento eficiente: a eficiência do atendimento significa o operador ter acesso fácil ao histórico do cliente, solicitar as informações uma única vez e seguir para a resolução da demanda, sem repetições ou transferências.
- Assertividade de canal: o cliente espera ser atendido pelo canal de maior afinidade e a empresa precisa identificar isso para personalizar o atendimento sem que o consumidor precise solicitar. No canal desejado, o cliente dará mais atenção ao atendente e ficará mais satisfeito com o atendimento.
Logo, a comunicação omnichannel é a base do que espera o consumidor 3.0 no que se refere à qualidade do atendimento e do relacionamento com as marcas. Ou seja, não se trata mais de um diferencial competitivo, mas de uma necessidade para atender a esse novo perfil de cliente.
Leia mais: Qualidade no atendimento: como criar clientes promotores da sua marca?
Conheça o OlosChannel
A escolha da tecnologia adequada para atender a esse novo consumidor é determinante no sucesso da estratégia de atendimento. O OlosChannel é uma plataforma omnichannel focada na experiência do consumidor 3.0.
Além da multiplicidade de canais, como telefone, SMS, e-mail, URA, chat online, redes sociais e outros, o OlosChannel utiliza inteligência de dados para identificar as preferências do cliente com base no histórico de relacionamento.
Saiba mais: Como identificar o momento certo de implementar uma plataforma omnichannel?
Com isso, a tecnologia permite abordagens mais assertivas realizadas no canal de preferência do cliente. Além do que, pode ser realizada a alternância de canais sem prejuízo da experiência.
O OlosChannel utiliza tecnologias inovadoras para atender às demandas de um consumidor cada vez mais conectado, exigente e multicanal. Saiba mais sobre a solução!