Atualmente, a inteligência de dados tornou-se um pilar fundamental da estratégia de comunicação de empresas de diferentes portes e segmentos. Apesar dessa importância, muitos gestores ainda questionam-se sobre os benefícios da solução.
A inteligência de dados consiste em usar informações coletadas dos clientes para gerar insights de negócio. A estratégia inclui desenvolver as etapas de coleta de dados, processamento, análise e armazenamento, funções que devem ser facilitadas pelo uso de um software para engajamento e comunicação.
Quais os benefícios de usar inteligência de dados na comunicação?
Uma vez que a aplicação da inteligência de dados nas estratégias de comunicação, atendimento e relacionamento com o cliente torna-se mais comum mais empresas avaliam as vantagens e a necessidade de adoção dessa solução. Conheça a seguir os principais benefícios gerados.
Previsibilidade de ações estratégicas
A primeira vantagem com a inteligência de dados consiste na previsibilidade das ações estratégicas, aumentando o profissionalismo da empresa e reduzindo os riscos de que mudanças substanciais nas práticas da marca não sejam bem aceitas pelo público.
Ao analisar dados, os gestores passam a conhecer e mapear melhor o perfil do público-alvo, melhorando a tomada de decisão e as ações implementadas.
Aumento da satisfação dos clientes
Ao conhecer melhor o perfil do consumidor, podem ser desenvolvidas estratégias personalizadas e mais assertivas, o que vai influenciar diretamente a satisfação do cliente com a marca e também as chances de retenção e fidelização.
Esses aspectos são fundamentais visto que consumidores fiéis são mais valiosos para a empresa por terem um ticket médio mais elevado e um menor custo de conversão e venda.
Otimização de processos
A inteligência de dados permite conhecer todos os processos realizados na empresa, melhorando o desenvolvimento das ações e possibilitando identificar e solucionar gargalos de operação que podem tornar as estratégias de comunicação menos eficazes e o time menos produtivo.
Redução de custos operacionais
Outro impacto do uso de dados na estratégia da empresa refere-se à redução dos custos operacionais, tanto pela identificação dos problemas no desenvolvimento das atividades quanto pela adoção de ferramentas automatizadas.
Aumento da competitividade
Como consequência dos demais benefícios, a empresa torna-se mais competitiva e tem a possibilidade de identificar tendências no mercado e no comportamento do consumidor antes da concorrência, o que melhora significativamente o posicionamento dela frente aos clientes.
Qual ferramenta usar na estratégia de comunicação?
Essas diversas vantagens com a inteligência de dados só são possíveis quando a empresa adota uma ferramenta adequada para dar suporte à estratégia de comunicação, pois uma escolha equivocada nesse sentido pode prejudicar a implementação da solução e a efetividade dela.
O OlosChannel, software para engajamento de clientes desenvolvido pela Olos, permite realizar de forma automatizada todo o mapeamento da jornada de compra do cliente, utilizando inteligência de dados para realizar a distribuição correta do mailing de clientes de acordo com as preferências de canais apresentadas.
Com isso, cada consumidor terá um atendimento personalizado no canal de maior preferência dele. A ferramenta ainda conta com agentes digitais que realizam uma série de processos de forma automatizada, como atendimento, demonstração de produtos, negociações, cobranças e outros.
Escolhendo a ferramenta mais completa para a sua empresa e conhecendo os benefícios que podem ser esperados com uma estratégia de inteligência de dados, a marca aumenta as chances de sucesso e de tornar-se mais lucrativa.
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