O novo comportamento do consumidor junto com a tecnologia faz com que a qualidade no atendimento seja determinante para que a empresa seja lucrativa e bem-sucedida.
A seguir, saiba como a qualidade no atendimento impacta os resultados financeiros da corporação e como melhorar esse aspecto.
Qual a influência da qualidade no atendimento nas finanças?
A consultoria McKinsey identificou que 70% das experiências de compra são baseadas em como o cliente é tratado. Portanto, o atendimento é um elemento essencial na consolidação das vendas.
Veja os aspectos que são influenciados pelo setor de atendimento e que podem resultar em benefícios para as finanças do negócio!
Leia também: 3 pilares fundamentais para qualidade no atendimento ao cliente
1. Fidelização de clientes
De acordo com a Harvard Business Review, a prospecção de novos clientes é entre 5 e 25 vezes mais cara do que reter os já existentes.
Por isso, a fidelização é fundamental para manter consumidores recorrentes e também gastar menos com a aquisição de novos clientes. Além disso, os consumidores satisfeitos apresentam um ticket médio mais elevado.
Mas, para fidelizar, a empresa precisa proporcionar uma boa experiência com qualidade no atendimento.
2. Promoção da marca
Apesar da tecnologia, a propaganda “boca a boca” ainda é muito importante para a marca. Afinal, a recomendação para amigos e conhecidos é indispensável para atrair novos clientes com uma impressão positiva sobre a empresa.
Conquistar clientes promotores da marca, portanto, contribui na consolidação da empresa e também em aumento das vendas.
Leia também: Qualidade no atendimento: como criar clientes promotores da sua marca?
3. Aumento do lifetime value
O lifetime value é uma métrica comercial indispensável. Trata-se do valor médio que o cliente gasta com produtos e serviços enquanto mantém um relacionamento com a marca.
Um LTV elevado indica uma boa qualidade no atendimento. Além disso, mostra que a empresa consegue se manter relevante ao cliente para um relacionamento mais duradouro e não apenas compras avulsas.
4. Melhora da produtividade
Para melhorar a qualidade no atendimento, é importante adotar recursos tecnológicos. Dessa forma, a empresa otimiza processos e promove um aumento da produtividade dos colaboradores. O que, indiretamente, impacta o faturamento.
5. Vantagem competitiva
Por fim, o atendimento, com eficiência, qualidade e personalização na abordagem, tem o potencial de diferenciar a sua marca das concorrentes. Assim, é possível conseguir vantagens competitivas e destacar no mercado.
Como melhorar a qualidade no atendimento?
Existem diferentes formas da empresa melhorar a qualidade no atendimento com investimentos direcionados e objetivos claros. Conheça três opções!
Treinamentos
Os treinamentos são indispensáveis às empresas que querem melhorar o atendimento ao público. Os colaboradores devem ser capacitados a lidar com as tecnologias, processos e valores do negócio.
Plataforma omnichannel
A adoção de uma plataforma omnichannel viabiliza que os clientes possam fazer contato por múltiplos canais, sem prejuízo da experiência.
A ferramenta também proporciona:
- Personalização do atendimento;
- Integração dos canais de contato;
- Maior relevância e a assertividade dos contatos;
- Mapeamento da jornada do cliente;
- Melhora no relacionamento com o cliente.
Saiba mais: 5 motivos para implantar uma plataforma omnichannel
Agentes digitais
Os agentes digitais oferecem automação no atendimento ao cliente, promovendo rapidez e eficiência na resolução de demandas. O recurso executa funções de SAC, vendas e cobranças, com excelência, do início ao fim do processo, e sem intervenção humana.
Com isso, é possível diminuir o tempo médio de chamada, aumentar a produtividade dos atendentes e reduzir custos.
Conheça o OlosChannel
Para implementar as tecnologias adequadas na sua operação, melhorar a qualidade no atendimento e otimizar as finanças, conte com a Olos! Oferecemos soluções que atendem às demandas dos consumidores modernos, como a plataforma omnichannel e o agente digital exclusivo.
O OlosChannel integra diversos canais: voz (discador e dac), URA, Agente Multimídia, SMS bot, Chatbot (Facebook Messenger, WhatsApp, Skype, Telegram etc), e-mail e outros. E ainda pode ser adaptado de acordo com o perfil do público-alvo.
Assim, é possível reunir os meios de comunicação, identificando as preferências dos clientes e os melhores canais para contato, sem prejuízo para a experiência. Outro benefício é a possibilidade de mapear a jornada e manter o histórico do relacionamento.
Além disso, a plataforma é associada à tecnologia Olos Web Interactive (OWI), que utiliza reconhecimento de voz e inteligência de dados para proporcionar o autoatendimento de forma efetiva.
Conheça o OlosChannel e saiba como as tecnologias podem agregar ao relacionamento com o cliente na sua empresa!