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O comportamento dos consumidores mudou e, a partir disso, chegaram novas tecnologias para relacionamento com o público, como o omnichannel. Neste cenário, novos processos se consolidaram como a cobrança digital.

Neste sentido, o omnichannel é um grande aliado para diversificar e melhorar as opções de comunicação com os consumidores. Isso porque a tecnologia reconhece a predileção dos clientes nos canais usados para abordagens mais delicadas, como é o caso da cobrança e negociação.

Dessa forma, a solução pode ser adotada por negócios de diferentes segmentos, principalmente empresas B2C que lidam com clientes de perfis diversos e com preferências específicas de meios para contato.

Leia também: O que considerar para uma estratégia omnichannel de sucesso?

Como funciona a cobrança digital com o omnichannel?

Atualmente, há uma grande diversidade de canais disponíveis para relacionamento com o cliente, como telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp, SMS, chatbot e outros.

Assim, a ferramenta omnichannel integra todos esses meios para tornar a abordagem mais assertiva e facilitar a cobrança digital. Dessa forma, a solução é personalizada considerando as preferências do público e tipos de negociações que serão realizadas.

Por se tratar de um fator crítico, as cobranças tradicionais realizadas por atendentes humanos são consideradas constrangedoras. E este tipo de incômodo faz com que o cliente encerre o contato antes mesmo de ouvir a proposta.

No entanto, usando o omnichannel, o software faz uma análise do histórico de relacionamento, identificando preferências como canal utilizado no contato, dia e horário.

Dessa forma, ao iniciar a abordagem para cobrança digital, a ferramenta já calcula o cenário no qual a negociação tem mais chances de ter sucesso.

Além disso, por ser um agente digital, o cliente não sente o constrangimento que ocorre nas cobranças tradicionais e fica mais confortável para prosseguir com a comunicação.

Esse conjunto de elementos facilita todo o processo de cobrança digital. Afinal, o cliente fica predisposto a ouvir a proposta da marca e negociar uma alternativa de quitação que seja satisfatória para ambos os envolvidos.

Leia também: Como um sistema de cobrança ajuda a reduzir custos nas empresas?

Quais os benefícios dessa tecnologia?

A cobrança digital utilizando a tecnologia omnichannel apresenta uma série de vantagens aos envolvidos, como:

  • O cliente é abordado no canal de preferência e pode solicitar que a negociação continue em outro canal ou com atendente humano;
  • Cresce o número de pagamentos efetivados após a negociação com o agente digital;
  • São necessárias menos interações entre marca e cliente para que a cobrança gere resultado positivo;
  • O cliente tem maior flexibilidade para negociar e entrar em contato com a marca,  facilitando a sua decisão;
  • A empresa reduz os custos operacionais de realizar cobranças;
  • Há um aumento da produtividade das equipes de atendimento ao cliente.

Portanto, a cobrança digital gera benefícios para ambos os lados. Os consumidores têm uma melhor experiência com a marca. Já a empresa melhora a eficiência dos processos e os resultados obtidos.

Como o OlosChannel pode te ajudar?

O OlosChannel é uma plataforma omnichannel com diversas funções de relacionamento com o cliente, incluindo a cobrança digital.

A tecnologia reúne os diferentes canais de comunicação, conta com mapeamento da jornada e histórico do cliente e utiliza inteligência de dados. Assim, é possível identificar as preferências dos consumidores, facilitar o contato para cobrança e personalizar as abordagens realizadas.

Sem contar que a ferramenta pode ser integrada ao Olos Web Interactive (OWI), uma plataforma de autoatendimento exclusiva com recursos visuais, sonoros e interativos para atendimento e relacionamento com o cliente. O que permite fazer a negociação por meio de uma solução automatizada.

Portanto, para tornar os processos atualizados e modernos, é fundamental investir em tecnologias que reformulam os métodos tradicionais, como a cobrança digital. Com isso, a sua empresa aumenta o índice de sucesso nas renegociações, diminui o número de clientes endividados e melhora a satisfação com a marca.

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