Atualmente, os clientes estão mais exigentes quanto às marcas, fazendo pesquisas antes de comprar no que se refere a qualidade dos produtos, mas também da empresa. Dessa forma, o marketing de relacionamento torna-se essencial para um crescimento sólido.
O marketing de relacionamento consiste em uma série de estratégias com foco na aproximação da marca com o cliente e manutenção dessa relação em longo prazo, visando que o cliente torne-se um promotor da marca.
Como fazer marketing de relacionamento?
Existem diversas estratégias que podem ser desenvolvidas quando o objetivo é melhorar o marketing de relacionamento e envolver o cliente, tornando-o fiel e promotor da marca. Conheça as principais a seguir!
Cliente promotor
Para promover uma marca, provavelmente, o cliente já terá se relacionado com ela anteriormente. Dessa forma, uma opção é monitorar a satisfação do consumidor por meio do Net Promoter Score (NPS), uma métrica usada para entender o quanto um cliente é apaixonado pela marca.
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Funciona da seguinte forma: o cliente responde qual a chance dele recomendar a empresa para um amigo em uma escala de 0 a 10. Após isso, analisa-se os resultados. Respostas entre 9 e 10 significam que o cliente está satisfeito com a empresa; entre 7 e 8 estão neutros; entre 0 e 6 estão insatisfeitos ou não tiveram uma boa experiência.
Conhecendo quem são os clientes promotores da marca, invista em estratégias de marketing de relacionamento para garantir a manutenção deles.
Branding
Quando um consumidor está em dúvida sobre qual produto adquirir uma opção é realizar uma pesquisa para identificar marcas que tenham maior autoridade e relevância no mercado, optando por aquelas que aparentam serem mais confiáveis.
Devido esse fator, é importante investir em branding, que consiste nas estratégias desenvolvidas para transmitir uma percepção positiva da marca, como identidade visual, linguagem, proposta de valor, experiência etc.
Experiência de compra
Um cliente só recomenda uma marca quando ele possui uma experiência de compra satisfatória com ela. Por essa razão, é importante garantir esse aspecto independentemente dos canais usados para marketing de relacionamento e vendas.
O processo de compra deve ser agradável para e-commerce, loja física, redes sociais, e-mail, entre outros. Para isso, é importante contar com uma estratégia sólida e condizente com os valores da empresa em todos os canais.
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Fidelização
A fidelização é a capacidade de tornar a experiência tão satisfatória que o cliente retorna e mantém-se fiel à marca. Para isso, é importante desenvolver estratégias personalizadas de recompensa para os consumidores, garantindo a retenção, mas também promoção da marca.
Overdelivering
Overdelivering é a estratégia de marketing de relacionamento que consiste em entregar mais do que o prometido ao cliente, excedendo às expectativas dele. Por exemplo, junto com o produto, enviar um cupom de desconto para uma próxima compra ou um brinde.
Ferramentas
O relacionamento com o cliente também depende enormemente das ferramentas disponíveis de forma a proporcionar uma melhor infraestrutura para lidar com os clientes e melhorar as informações disponíveis, personalizando o atendimento.
Entre as soluções disponíveis está o OlosChannel, uma ferramenta multicanal que possibilita uma melhor experiência ao cliente ao disponibilizar recursos para um atendimento mais receptivo e ativo, personalização dos contatos e métricas relevantes para melhorar o marketing de relacionamento da empresa. Quer saber mais? Entre em contato conosco!