Novas tecnologias como a plataforma omnichannel e os agentes digitais já são realidade em empresas de contact center por viabilizar a automação, que melhora a qualidade do atendimento ao cliente e a eficiência de processos.
De fato, para manterem-se competitivas, as empresas precisam estar alinhadas às exigências dos clientes, o que inclui estratégias de atendimento modernas e automatizadas.
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A seguir, saiba como a plataforma omnichannel impacta na qualidade de atendimento ao consumidor moderno.
Como gestores respondem à inovação tecnológica?
Uma pesquisa conduzida pela Forrester Consulting revelou que 80% dos gestores consideram a Automação Robótica de Processos (RPA) necessária para tornar processos de atendimento ao cliente mais eficiente.
Para esses líderes, a tecnologia pode ser usada para reduzir custos (88%) e também para facilitar a implementação de estratégias de autoatendimento (72%).
De acordo com 78% dos gestores, a adoção de robôs nas tarefas rotineiras faz com que os agentes humanos possam focar em atividades mais estratégicas.
O benefício é amplo, pois 49% dos colaboradores afirmam que a tecnologia ajuda a eliminar tarefas maçantes ou repetitivas, melhorando a atuação.
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Como melhorar o atendimento ao cliente?
Visto os benefícios identificados por gestores e operadores de contact center, outra consideração a ser feita é como as tecnologias de automação afetam a experiência do cliente.
De fato, o cliente também é beneficiado com a incorporação de novas tecnologias no processo de atendimento. Saiba mais!
Agentes digitais
Os agentes digitais estão entre as principais tecnologias de automação para promover o autoatendimento ao consumidor.
Com essa opção, muitas solicitações podem ser resolvidas sem a intervenção de um agente humano, o que aumenta a disponibilidade dos serviços e oferece mais autonomia ao cliente.
Saiba mais: Saiba como automatizar a operação de atendimento com agente digital
Além disso, com agentes digitais mais modernos o cliente não precisa repetir informações, pode falar a demanda sem a necessidade de navegar entre menus e tem uma experiência personalizada.
Plataforma omnichannel
A plataforma omnichannel atende a demanda de uma comunicação fluida e integrada entre diferentes canais de atendimento, com a opção de o cliente alternar entre vários meios sem comprometer a experiência de compra.
Com a adoção da tecnologia, a empresa não apenas amplia os canais disponíveis para relacionamento com o cliente como pode personalizar a experiência com o uso da inteligência de dados.
Considerando as preferências identificadas pelo histórico de relacionamento, a ferramenta indica canais e horários mais adequados para contato com o consumidor.
Como escolher a plataforma omnichannel?
Para que a automação realmente seja capaz de melhorar o atendimento ao cliente, é preciso desenvolver as tecnologias de forma integrada.
Com a plataforma omnichannel, o cliente tem a opção de ter o autoatendimento em diferentes canais, o que garante uma experiência mais satisfatória e personalizada.
Saiba mais: Como a comunicação omnichannel aumenta a qualidade no atendimento?
Dessa forma, para escolher as soluções usadas para automatizar o atendimento da companhia, é fundamental avaliar todo contexto de soluções oferecidas pela empresa parceira.
A Olos Tecnologia é especializada em soluções inovadoras de atendimento ao cliente, incluindo a plataforma omnichannel OlosChannel. Além dos recursos tradicionais a ferramenta inclui:
· Inteligência de dados para personalização da experiência do cliente;
· Histórico de relacionamento centralizado;
· Configuração personalizada da jornada de compra do cliente;
· Integração com o agente digital OWI;
· Integração com recursos adicionais como URA personalizada;
· Geração de relatórios completos.
Leia mais: Como identificar o momento certo de implementar uma plataforma omnichannel?
Com a plataforma omnichannel OlosChannel, a empresa pode investir no que há de mais moderno na automação do atendimento, garantindo satisfação dos clientes e eficiência operacional.
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