O aumento da competitividade fez com que um novo aspecto ganhasse relevância na satisfação do cliente com a marca: a qualidade do atendimento. Ainda que esse fator sempre tenha sido importante, atualmente trata-se de algo determinante nas chances de consolidação de uma empresa.
Os clientes tornaram-se mais exigentes no que se refere ao atendimento, buscando opções mais práticas para entrar em contato, menos tempo de espera e efetividade nas soluções.
Dessa forma, grandes empresas, mas também as médias, devem investir em estratégias para elevar a satisfação do cliente por meio da melhora do atendimento. Confira as principais dicas a seguir!
Diversificar os canais de atendimento
Atualmente, a satisfação do cliente está diretamente relacionada com a diversidade de canais disponíveis para que ele entre em contato. A experiência omnichannel ganha relevância nesse cenário, pois determina a facilidade e eficiência no atendimento.
Valorizar a experiência do cliente
Muitas empresas ainda não entenderam que os canais de atendimento devem ser pensados valorizando a experiência do cliente. Mesmo a presença em determinados canais e não em outros deve ser definida com base nessa satisfação.
Para isso, é importante que seja considerado o perfil do público-alvo ao determinar porque um canal será incorporado à estratégia, qual será a linguagem usada, a abordagem, entre outros fatores, sempre visando elevar a satisfação do cliente.
Investir em automação
A automação está presente em diversas estratégias atualmente e ela ganhará cada vez mais relevância nas interações entre marcas e consumidores. Por meio dessa solução, processos podem ser realizados automaticamente, facilitando a operação, diminuindo o tempo de resposta e reduzindo custos.
No caso do relacionamento, um exemplo é o autoatendimento – feito por meio de chatbot, agentes digitais e outros – no qual o próprio consumidor consegue resolver demandas sem precisar interagir com um atendente, melhorando a experiência dele.
Monitorar as novas tecnologias
A evolução das novas tecnologias alcançou um ritmo nunca visto antes e, para manter a relevância e protagonismo no mercado, é fundamental que as empresas conheçam e incorporem as novas soluções às práticas do negócio, obtendo melhorias de diferentes tipos.
Entre as tecnologias que estão entre as tendências para os próximos anos está o big data, computação na nuvem, análise e mineração de dados, inteligência artificial, aprendizado de máquina etc.
Monitorar a satisfação do cliente
Um dos benefícios dos processos digitais é que quase todos os aspectos de um negócio podem ser monitorados e quantificados e o mesmo ocorre com a satisfação do cliente.
Uma das formas de acompanhar essa métrica é perguntando diretamente ao cliente com uma avaliação após um atendimento, podendo ser por telefone, rede social, e-mail ou outros canais.
Adotar um software de relacionamento
Uma das principais estratégias para otimizar o atendimento e reduzir custos ao mesmo tempo é a implementação de um software de relacionamento com o cliente.
Para tal, deve ser escolhida uma plataforma personalizável de acordo com as necessidades de cada cliente e que tenha experiência na área.
O Olos Channel, por exemplo, disponibiliza diferentes canais de atendimento ao cliente, integrando estratégias de relacionamento e marketing.
Como benefício, obtém-se uma solução mais completa, capaz de atender outras demandas, como automação, diversificação dos canais, experiência do cliente e atualização tecnológica constante.
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