O discador preditivo é cada vez mais utilizado em call centers com o objetivo de melhorar a produtividade e otimizar os processos de atendimento da empresa.
Muitos gestores, no entanto, ainda desconhecem a aplicação do sistema na prática e como a tecnologia facilita os processos.
A seguir, entenda o funcionamento do discador preditivo e os seus diferenciais para tornar a operação mais eficaz. Continue a leitura!
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Como funciona o discador preditivo?
O discador preditivo consiste em um software que utiliza inteligência de dados para estruturar a operação do call center.
Esse algoritmo faz a análise de diferentes fatores, como:
- Disponibilidade dos atendentes;
- Tempo médio de atendimento;
- Tempo de discagem, entre outros.
Portanto, o monitoramento e a avaliação realizados pelo sistema vão determinar o ritmo de discagem automática.
Assim, com os dados analisados, o discador preditivo estipula quando o atendente ficará disponível para o próximo contato. Isso permite calcular detalhadamente o momento de iniciar a chamada posterior.
Vamos ver um exemplo na prática? O tempo médio de atendimento é de 150 segundos e o tempo de discagem médio para que uma pessoa atenda é de 30 segundos. Logo, o sistema iniciará o contato seguinte, quando o agente chegar a 120 segundos no atendimento atual.
O tempo restante é o suficiente para que o sistema faça a discagem bem-sucedida. E, assim que o contato atual encerrar, já haverá um novo cliente na linha para ser encaminhado ao atendente que ficou disponível.
Portanto, o desempenho do discador preditivo é exato para que os processos funcionem adequadamente e no tempo correto.
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Como o discador preditivo otimiza os processos da empresa?
Neste cenário, o discador preditivo é uma ótima opção para melhorar os indicadores de desempenho no atendimento. A partir da otimização de processos, é possível diminuir o tempo médio de atendimento.
Além disso, o sistema evita problemas comuns na operação, como tempo gasto com tarefas repetitivas, baixa qualidade dos processos, ociosidade, entre outros.
Mas como a solução proporciona tudo isso? O software possui diferentes características que permitem aumentar a qualidade e a eficiência nos processos de atendimento. Conheça as principais:
- Organização dos registros em listas categorizadas no banco de dados do servidor, melhorando o mailing;
- Aprendizado de máquina, usando os padrões identificados para aplicar alterações na estrutura das chamadas visando melhorias;
- Detecção de sinalização para identificar chamadas efetivas e evitar ocorrências como telefones sem rede, ocupados, desligados, entre outros;
- Possibilidade de o agente notificar o sistema caso haja um tempo de atendimento superior. Ou seja, o operador pode avisar que não ficará disponível no tempo padrão, evitando prejudicar a experiência do cliente.
Com tais atributos do discador preditivo, a sua empresa pode usufruir de uma série de vantagens, por exemplo:
- Aumento da produtividade;
- Automação de processos;
- Melhora no número de contatos efetivos;
- Monitoramento constante dos processos, podendo aprimorá-los.
Logo, o discador preditivo é recomendado para áreas como call center, cobrança de dívidas, renegociações e atendimento ao cliente.
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Como implementar essa tecnologia na sua empresa?
Para que o discador preditivo atenda às demandas do negócio e seja realmente efetivo, é importante escolher uma ferramenta inovadora para realizar os serviços de atendimento ao cliente.
O OlosChannel é uma plataforma omnichannel que concentra diversas funcionalidades para o segmento de SAC, cobranças e vendas.
A solução unifica os canais de atendimento, integrando e-mail, WhatsApp, Skype, chat, Facebook, discador, URA e muito mais! Com isso, a abordagem será mais fluida e a operação se tornará mais eficiente e assertiva.
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