Melhorar a qualidade do atendimento ao cliente é uma estratégia efetiva para as empresas terem sucesso no mercado, pois, dessa maneira, pode-se promover uma maior fidelização. Para ter sucesso nesse processo, uma boa opção é contar com a automação e inteligência artificial (IA).
Essas duas inovações oferecem agilidade e precisão no contato com o público, possibilitando maior êxito na resolução dos problemas dos consumidores.
Um estudo da Salesforce, inclusive, apontou que 62% dos entrevistados disseram estar dispostos a usar a IA para melhorar sua experiência com as marcas.
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Vale citar que a McKinsey já tinha alertado sobre como essa ferramenta pode ser essencial para os negócios ao revelar que 44% dos negócios notaram uma redução nos custos nos departamentos em que a Inteligência Artificial foi implementada.
Em outro levantamento, a McKinsey apresentou um dado importante: 31% das empresas automatizaram totalmente pelo menos uma função.
Com essas informações, fica evidente que contar com estratégias que envolvam a automação e a inteligência artificial é indispensável para ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.
Mas quais vantagens essas tecnologias podem trazer para os negócios? Confira:
7 benefícios da automação e inteligência artificial para o atendimento ao cliente
Trabalho ininterrupto sem queda de qualidade
Ao mapear a jornada dos consumidores, é possível perceber que o comportamento do público nem sempre está dentro do convencional no que se refere aos momentos em que o atendimento é solicitado.
Muitas vezes, os clientes buscam o suporte em momentos fora do horário comercial e nem sempre os gestores alocam seus funcionários em horários diferenciados ou em finais de semana, por exemplo.
Nesse sentido, contar com soluções, como os chatbots, é uma ótima opção, dado que essa ferramenta permite o atendimento ininterrupto sem que exista uma redução na qualidade do serviço.
Aumento da produtividade
Os sistemas que utilizam a automação e inteligência artificial têm outra vantagem importante: por não necessitar de operadores humanos, há uma elevação na eficiência na realização de processos.
Assim, a empresa pode aumentar consideravelmente os lucros.
Redução de falhas
As inovações utilizadas para o atendimento e suporte têm outro ponto positivo relevante: a redução de custos relacionados às falhas que são cometidas no trabalho.
Por se tratarem de alternativas automatizadas, os erros em tarefas manuais e repetitivas, mais sujeitas às falhas pela perda de concentração, são reduzidos, o que elimina a necessidade de retrabalhos.
Melhor conhecimento do público
O uso de tecnologias de automação e Inteligência Artificial permite um avanço relevante na gestão de processos organizacionais.
Isso porque, ao participar do contato com os consumidores, essas ferramentas armazenam também os dados observados e viabilizam um melhor entendimento do perfil de cada pessoa, facilitando as próximas interações e tornando-as personalizadas.
Comunicação fluida
Foi-se o tempo em que o atendimento ao cliente feito por meio de opções autônomas era travado.
Hoje em dia, com o uso da IA, é possível tornar as falas mais naturais, promovendo maior conforto para o público.
Maior agilidade
A capacidade de resolver todas as dificuldades dos clientes de maneira ágil é um dos principais benefícios do uso da automação e Inteligência Artificial.
Essa vantagem é essencial para aumentar a satisfação e possibilitar uma elevação na fidelização.
Garantia de segurança
Os gestores encontram na questão da segurança um grande desafio, ainda mais porque qualquer vazamento de dados pode ser prejudicial.
Com a tecnologia, pode-se assegurar que a privacidade das informações pessoais está garantida e longe de ataques cibernéticos.
Conte com a parceria da Olos e tenha sucesso no atendimento ao cliente
A automação e inteligência artificial são duas das melhores novidades para o setor de relacionamento com os consumidores nos últimos anos, pois ambas conseguem maximizar os resultados.
Para ter sucesso na adoção dessas inovações, é recomendável contar com o apoio de uma empresa especializada no mercado, como a Olos Tecnologia.
Especialista em soluções de atendimento ao cliente, a Olos conta com as melhores ferramentas para promover interações de qualidade nos mais diferentes segmentos.
Com a solução OlosChannel, pode-se oferecer os mais diferentes canais para os consumidores entrarem em contato, como telefone, e-mail, chatbots, Whatsapp, além do atendimento receptivo, os discadores de voz e o agente digital.
Toda essa comunicação omnichannel assegura maior assertividade na resolução de adversidades, otimiza os processos e eleva a satisfação com o serviço.
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