A experiência do cliente é cada vez mais impactada pela transformação digital. Conforme as inovações são difundidas entre empresas de diferentes segmentos, não só entre as de tecnologia, as organizações precisam se adaptar para colocá-las em prática nos processos internos.
Neste cenário, os negócios, principalmente aqueles focados em atendimento ao consumidor, devem ficar atentos em como incorporar a transformação digital na operação. Afinal, com os novos recursos, é possível proporcionar uma experiência do cliente mais satisfatória.
A seguir, conheça os impactos das mudanças na experiência do consumidor e como a adoção de tecnologias especializadas auxilia no crescimento da empresa.
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Quais os impactos da transformação digital na experiência do cliente?
Todo o relacionamento com o cliente foi impactado desde que os processos se tornaram mais digitais. Isso engloba os diferentes canais de comunicação, como telefone, chat, e-mail, SMS, redes sociais, entre outros. Assim como, envolve a experiência de compra e atendimento nos diversos dispositivos, como computador, celular, tablet, etc.
Para o seu negócio se manter antenado com as novas tecnologias, veja quatro impactos na experiência do cliente.
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Personalização
O cliente moderno tem uma grande expectativa em relação ao processo de atendimento. Dessa forma, deseja que o relacionamento com a empresa seja personalizado de acordo com as próprias necessidades.
Por exemplo, o consumidor espera que, ao entrar em contato, a empresa não ofereça um produto que ele já tem. Pior ainda é apresentar um serviço que não é adequado às necessidades do cliente em questão.
Por isso, espera-se que, a partir do relacionamento prévio, a marca já tenha a percepção dessas preferências.
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Canais de atendimento
Nos últimos anos, houve uma ampliação dos canais de atendimento usados pelos consumidores. São redes sociais, WhatsApp, Skype, Telegram, e-mail e outros.
Muitas empresas demoraram para disponibilizar essas diferentes opções de canais. Porém, atualmente, já é considerado que uma melhor experiência do cliente depende da capacidade das marcas de ampliar esse leque.
Além dos diversos canais, a expectativa do público é que a experiência seja integrada. O que exige que as empresas adotem estratégias de comunicação omnichannel.
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Análise de dados
Hoje em dia, os consumidores estão mais preocupados com o uso dos dados pessoais. Isso motivou a criação de legislações, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de dados). Ainda assim, muitos clientes cedem as informações com a perspectiva de que a empresa as utilize para tornar o relacionamento mais personalizado e assertivo.
Dessa forma, ao coletar dados dos usuários, é fundamental analisá-los para extrair inteligência estratégica. O que ajuda a melhorar a experiência do cliente e tornar o negócio mais competitivo e com potencial de crescimento.
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Autoatendimento
Com as novas soluções, as empresas modernas são capazes de disponibilizar canais de autoatendimento, como chatbots. Deste modo, a operação consegue reduzir custos no setor de atendimento. Mas também garante a autonomia do cliente para resolver demandas, sem a necessidade de um operador humano.
Além disso, com o aprendizado de máquina, o autoatendimento torna o contato cada vez mais assertivo em relação à linguagem e às dúvidas do usuário.
Como o OlosChannel influencia a transformação digital?
Para iniciar a transformação digital da marca com foco na experiência do cliente, um dos primeiros passos é implementar novas tecnologias.
O OlosChannel foi desenvolvido para atender a essa demanda e proporcionar uma experiência do cliente inovadora. Não importa qual seja sua necessidade de comunicação, você encontra tudo o que precisa em um único software, de plataforma omnichannel até uma solução exclusiva de agente digital.
A ferramenta unifica os canais de atendimento, integrando e-mail, telefone, WhatsApp, Skype, chat, Facebook e muito mais! Com isso, a comunicação se tornará mais fluida e sua operação de atendimento será muito eficiente e assertiva.
Outro destaque da plataforma é a tecnologia avançada de inteligência de dados, que interpreta o mailing, distribuindo-o para os canais de preferência do cliente de acordo com o histórico de relacionamento.
O OlosChannel também pode ser personalizado de acordo com as suas necessidades. Assim, você aproveita o melhor do software e melhora a experiência do cliente. Quer saber mais? Converse com nossos especialistas e agende uma demonstração!