Para ter sucesso comercial, as companhias devem saber que conhecer o perfil dos consumidores é essencial. Para isso, fazer um mapeamento da jornada do cliente é uma estratégia favorável.
Leia mais: Jornada de compra do cliente: as principais etapas e como mapeá-las
Porém, o cenário nem sempre é positivo quanto a noção das empresas sobre quem compra seus produtos ou contrata seus serviços. Segundo estudo realizado pela IBM, 4 em cada 5 pessoas afirmaram que as corporações não os conheciam como indivíduos.
Com isso em vista, o mapeamento da jornada do cliente mostra-se o caminho certo para alcançar uma série de benefícios, entre eles a melhoria na comunicação e o aumento na satisfação.
Conheça as vantagens do mapeamento da jornada do cliente
Maior personalização
No momento do contato, as instituições devem ter em mente que conhecer todos os detalhes das preferências individuais é primordial.
Afinal, os indivíduos podem ter maior aceitação para um tipo de canal, como ligações telefônicas ou SMS, por exemplo. Esse fator viabiliza maior probabilidade de êxito nas vendas ou nas cobranças.
Agilidade no atendimento
Outro ponto positivo de realizar um mapeamento da jornada do cliente é assegurar maior agilidade na resolução dos contratempos.
Ao aprender quais são as dúvidas mais comuns em cada etapa da jornada, a companhia está preparada para solucionar as adversidades mais rapidamente.
Veja também: Como mapear a jornada de compra do cliente e evitar erros no processo?
Sucesso na satisfação e retenção
Ao interagir com as pessoas de maneira personalizada, a corporação tem bons resultados na busca pela satisfação e retenção dos clientes.
Essa tática pode atrair bons resultados para os negócios. Isso porque, segundo pesquisa do ThinkJar, atrair novos compradores é até 7 vezes mais caro do que reter um antigo.
Quais os maiores desafios do mapeamento da jornada do cliente?
Não correção dos gargalos
Após compreender quais são as principais reclamações sobre a companhia, é imprescindível que os gestores foquem em solucionar os gargalos da produção.
Desta maneira, pode-se ter maior sucesso nos processos e melhorar a experiência de compra e de atendimento. Caso não faça isso, a marca fica exposta a possíveis aborrecimentos que podem ocasionar na finalização das relações de negócios.
Falta de atenção com os meios preferidos
Ao administrar uma empresa, deve-se ter foco em buscar maneiras de possibilitar interações positivas.
Para isso, a personalização da interação é essencial, porque permite reconhecer os canais de interação preferidos de cada usuário. Não ter acesso a esse conhecimento é prejudicial para as companhias, uma vez que pode gerar descontentamento.
Descuido com o monitoramento
Ao realizar um mapeamento da jornada do cliente, as organizações devem ter em mente que é fundamental buscar maneiras de manter esse estudo atualizado.
Afinal, a relação do público com uma marca pode passar por uma série de mudanças. Assim, fazer esse monitoramento constante é uma forma de continuar atraindo bons resultados.
Confira: eBook | Como mapear a jornada de compra do cliente e interagir no momento certo
Falta de inovação
Ao analisar o perfil daqueles que consomem suas mercadorias ou serviços, as empresas podem tomar apenas atitudes focadas em corrigir os processos internos, com o objetivo de reduzir erros e aumentar a produtividade.
Apesar do valor dessa escolha, as organizações precisam buscar entender o feedback sobre seus itens e, a partir disso, desenvolver novas estratégias que possam ajudar os consumidores em diferentes etapas do ciclo de compra.
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