Oferecer um atendimento de excelência ao cliente é a prioridade na maior parte das empresas – ou deveria ser. Dele depende uma boa taxa de retenção, um cliente disposto a gastar mais e a recomendar a empresa.
Avanços em Inteligência Artificial (IA) e em chatbots, duas tecnologias distintas, têm ajudado a aprimorar o atendimento. Muitos acreditam que IA e chatbots são a mesma coisa, mas não é bem assim.
Chatbots são projetados para interagir com humanos em conversações por texto. Há chatbots simples, que capturam palavras-chave no texto escrito pelo cliente e são programados para fornecer respostas básicas, baseadas em regras. Esse tipo de chatbot é limitado na forma como interage com os consumidores.
Há também os chatbots turbinados pela Inteligência Artificial, que conseguem estabelecer uma conversa de fato, pois entendem não apenas uma palavra e sim o contexto, entendem expressões regionais, diferentes formas de se falar a mesma coisa e podem ajustar o fluxo da conversa enquanto interagem com o cliente. Chatbots com IA aprendem com o tempo e fornecem uma experiência cativante. São, portanto, fundamentais na estratégia do bom atendimento ao cliente e para gerar engajamento.
Para além do atendimento
Os chatbots se notabilizaram pelo atendimento ao consumidor, mas eles podem ir além. Com a programação certa, os chatbots podem atuar como eficientes representantes de vendas, gerar conversações e fechar negócios 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Isso é possível porque chatbots podem direcionar a conversa, podem consultar dados de interações anteriores e conhecer mais a fundo as necessidades de cada pessoa. Como resultado, podem apresentar ofertas personalizadas, com base nas informações coletadas e nas conversas conduzidas. Isso significa que a empresa pode contar com um atendimento digital, eficiente, rápido e, acima de tudo, personalizado, para interagir com centenas de pessoas simultaneamente.
Chatbot da Olos
Nossa solução de chatbots personalizados usam linguagem natural integrada à Inteligência Artificial e isso significa que a conversa entre máquina e consumidor flui com eficiência. A comunicação pode acontecer por diferentes canais de comunicação, como WhatsApp, Facebook Messenger, Skype, Telegram, SMS e também pelo site da empresa.
Como trabalhamos com uma plataforma omnichannel, todos os canais de atendimento podem ser integrados. Assim, o histórico fica reunido e pode ser facilmente acessado, mesmo que a conversa com um cliente tenha começado num determinado canal e terminado em outro.
Melhore a experiência do cliente usando o nosso chatbot!