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Um dos principais desafios das empresas, atualmente, é construir não só uma marca sólida, mas que transforme clientes em promotores. Mas como isso é possível? Esta meta só é alcançada quando a qualidade no atendimento está no centro da estratégia de relacionamento.

Isso porque a qualidade no atendimento impacta a experiência do cliente. Consequentemente, é responsável por melhorar a satisfação dos consumidores e aumentar as chances de retenção.

Dessa forma, o setor de atendimento ajuda a conquistar clientes defensores da marca para promovê-la entre amigos e conhecidos.

A seguir, saiba como criar clientes promotores e qual a importância dessa estratégia para o sucesso do negócio no longo prazo.

Como a qualidade no atendimento impacta a fidelização?

Antes da empresa se preocupar em criar clientes promotores, é preciso pensar em uma etapa anterior: fidelizar os consumidores.

Sem investir na retenção, não será possível consolidar defensores da marca. Neste contexto, a qualidade no atendimento é um aspecto central para que o cliente retorne e faça compras frequentes.

Afinal, a qualidade dos produtos e serviços é importante. No entanto, o atendimento é ainda mais determinante na satisfação dos consumidores.

Portanto, ao investir em estratégias para o setor, a empresa aumenta as chances de consolidar um público fiel e fazê-lo se apaixonar pela marca.

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Como transformar os clientes em promotores da marca?

Segundo pesquisa da Qualibest, amigos e parentes são os principais influenciadores na decisão de compra dos consumidores.

Logo, os promotores da marca contribuem bastante para conquistar novos clientes. Afinal, influenciam as pessoas próximas a conhecer e adquirir produtos e serviços.

Por isso, é fundamental aumentar a satisfação dos consumidores para torná-los defensores do negócio. Para ajudá-lo, apresentamos três aspectos em que você deve investir.

1. Qualidade no atendimento elevada

A qualidade no atendimento é um aspecto determinante para suprir as duas demandas básicas do cliente: informação e ajuda.

Os atendentes têm como função não apenas transmitir a informação correta no momento propício, mas também tornar toda a interação mais satisfatória.

Para promover uma marca, o cliente precisa perceber que o bom atendimento não foi apenas sorte e que consiste em uma política consolidada da marca.

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2. Overdelivering

Espera que o cliente compre recorrentemente e fale para outros sobre a boa experiência? Para tanto, você deve entregar mais do que o básico.

Apesar de a qualidade no atendimento ser essencial, é preciso fazer o overdelivering. Isso significa exceder às expectativas do consumidor entregando mais do que o esperado por ele inicialmente.

3. Pesquisa e melhoria constante

Outro elemento importante a se considerar é que a empresa e os processos estão constantemente em transformação. Então, também é importante conhecer as novidades e expectativas dos consumidores para promover melhorias frequentes e a excelência no atendimento ao cliente.

Para isso, a empresa deve conduzir pesquisas com os clientes, analisar a concorrência e verificar novas tecnologias. O que facilita para identificar tendências e adotá-las de forma a ser vista como uma empresa inovadora.

Leia tambémSatisfação do cliente: como adequar o atendimento à geração Z

Como usar a tecnologia no setor de atendimento

Como mencionado, uma das formas de aumentar a qualidade no atendimento e ganhar clientes defensores é usar novas tecnologias.

OlosChannel é uma plataforma omnichannel desenvolvida com o objetivo de oferecer um atendimento ágil e personalizado, otimizar o relacionamento e proporcionar uma experiência inovadora aos clientes.

A solução inclui o sistema omnichannel para integrar e reunir canais de comunicação, facilitando os contatos e tornando as abordagens dos atendentes mais assertivas. Assim como, é possível mapear a jornada do cliente e identificar os canais de preferência do consumidor.

Além disso, possui uma tecnologia exclusiva: o Olos Web Interactive (OWI). Trata-se de uma plataforma visual, sonora e interativa capaz de executar funções de cobrança, vendas e SAC. Por exemplo: demonstração de produtos, negociações, coleta de dados e outras ações necessárias ao negócio.

Tudo sem a necessidade de intervenção humana e com a realização da atividade do início ao fim do processo. O que gera ganho de tempo para o cliente e redução de custo para a empresa.

OlosChannel também utiliza inteligência de dados para se aprimorar com o tempo. Com isso, a tecnologia se torna cada vez mais assertiva e personalizada para conversar com os clientes da marca.

Quer ser uma empresa inovadora, melhorar a qualidade no atendimento e criar clientes promotores? O OlosChannel pode ajudá-lo! Entre em contato com nossos especialistas e solicite uma visita demonstrativa.

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