Saber como melhorar o atendimento ao cliente por telefone é um dos grandes desafios da atualidade, isso porque estamos lidando com um consumidor cada vez mais exigente, além da intensa competitividade entre as empresas.
Por esse motivo, é essencial contar com colaboradores especializados em questões de atendimento, suporte, vendas e outros setores que realizam a comunicação via telefone.
Segundo uma pesquisa da Microsoft Dynamics, cerca de 97% dos consumidores globais consideram que o serviço ao cliente é algo importante na escolha dos produtos, bem como a lealdade com a marca.
Ou seja, saber como melhorar o atendimento também é uma maneira de conquistar a fidelização do público, potencializando os resultados de divulgação e o reconhecimento da sua empresa.
No artigo de hoje, conheça os principais desafios da atualidade no que concerne ao atendimento ao cliente por telefone e como superá-los, maximizando a experiência do seu consumidor. Acompanhe a leitura!
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Quais são os principais desafios enfrentados pelos operadores nas ligações telefônicas?
Apesar do crescimento dos canais de comunicação online, como as redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, o atendimento via telefone ainda é um dos preferidos entre os consumidores.
Conforme dados do relatório supracitado da Microsoft, cerca de 70% dos entrevistados utilizam ou já usaram o telefone como principal canal de atendimento ao cliente.
Inclusive, em tempos de pós-pandemia da Covid-19, adotar novos processos de atendimento ao consumidor via telefone tornou-se algo obrigatório, já que o momento exige novas iniciativas das empresas.
No entanto, para melhorar a interação com o cliente por telefone, em primeiro lugar, é preciso conhecer quais são as problemáticas que precisam ser superadas. Entre as principais, destacam-se:
- Consumidores irritados e estressados com o atendimento;
- Informações de cadastro, serviço e problemas desencontrados ou desatualizados;
- Alto tempo de espera dos clientes;
- Falta de personalização do atendimento.
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5 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente por telefone
Ao conhecer as problemáticas relativas ao atendimento ao cliente, é possível incorporar algumas estratégias que ajudam a melhorar a experiência de comunicação.
Com isso, o relacionamento da marca com o público é aprimorado, algo que faz a diferença para a fidelização dos consumidores.
A seguir, conheça algumas dicas práticas de como melhorar o atendimento ao cliente por telefone.
1 – Tenha profissionalismo
É importante atender o cliente com profissionalismo, cordialidade e, principalmente, empatia. Se coloque no lugar do consumidor e esteja disponível totalmente para ajudá-lo.
Sabemos que muitas pessoas podem ficar estressadas devido a problemas com o serviço ou produto, porém, é fundamental manter o respeito.
2 – Minimize os ruídos
Os ruídos podem atrapalhar muito a comunicação via telefone, prejudicando o entendimento por parte dos clientes, bem como o atendimento.
Por esse motivo, vale a pena adotar estratégias para minimizar esses ruídos, seja em questão de infraestrutura técnica ou mesmo com a adoção de tecnologias que diminuam as falhas de comunicação.
3 – Fale no ritmo certo
O atendimento via telefone deve seguir uma cadência de comunicação. Já que os clientes estão ouvindo as informações, é importante falar no ritmo certo, nem muito acelerado, nem muito lentamente.
Além disso, jamais atropele o seu consumidor, o escute e entenda exatamente qual o problema para que você consiga apresentar soluções apropriadas.
4 – Peça feedback
O feedback é uma maneira de verificar se o atendimento foi satisfatório para os clientes. Por esse motivo, lembre-se de pedir a opinião dos consumidores ao final da conversa.
Com essas informações, é possível implementar constantes melhorias no processo de atendimento, tornando essas iniciativas mais atraentes e acertadas para o público.
5 – Capacite a sua equipe
Por fim, os atendentes devem ser capacitados constantemente para a comunicação por telefone.
Sendo assim, faça treinamentos periódicos com toda a equipe, disseminando conteúdos sobre boas práticas de atendimento e outros assuntos pertinentes que sejam estratégicos para o seu negócio.
Veja também: Tecnologia no atendimento ao cliente: como atualizar os canais na estratégia de negócio
Melhore o atendimento ao cliente por telefone com o OlosChannel
Para saber como melhorar o atendimento ao cliente por telefone, é fundamental contar com tecnologias aprimoradas e inovadoras, como a OlosChannel!
Equipada com recursos de inteligência artificial, a nossa ferramenta omnichannel é capaz de identificar as necessidades dos consumidores e garantir a eficiência do atendimento.
Além disso, ela permite um gerenciamento mais estratégico por parte dos gestores, facilitando a análise de dados e embasando tomadas de decisões mais efetivas.
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