As novas tecnologias e as mudanças nos comportamentos dos consumidores exigem que as empresas estejam constantemente em inovação se o objetivo é melhorar resultados e otimizar a operação. Nesse cenário, a adoção de um agente digital é determinante para uma maior qualidade e eficácia das centrais de cobrança.
A seguir conheça o que é essa tecnologia e como ela pode contribuir para aumentar os resultados da sua empresa.
Importância do agente digital
O agente digital é um sistema utilizado para automatizar o atendimento e realizar negociações em diferentes canais, como chat, telefone, site, redes sociais e outros sem reduzir a humanização e proporcionando mais eficiência.
De acordo com a pesquisa “Economist Intelligence Unit Creating a Seamless Customer Experience Report”, 47% dos consumidores afirmam que a rapidez para atender uma solicitação ou reclamação é determinante na experiência do cliente.
E é justamente essa maior agilidade no atendimento que é proporcionada quando a empresa opta pela implementação de um agente digital. Essa tecnologia utiliza mapas mentais, dicionários semânticos e inteligência de dados para identificar as demandas apresentadas pelo consumidor e indicar a melhor solução para o caso.
Destaca-se ainda que a inteligência de dados permite que esses sistemas continuem evoluindo, de forma que mais atendimentos vão possibilitar uma melhora significativa da tecnologia e aprimorá-la cada vez mais.
Uma dúvida frequente é em quais canais esses sistemas podem ser usados, sendo esse um benefício da solução, pois ela permite a comunicação com o cliente por meio de:
- Voz (discador e dac);
- Unidade de Resposta Audível (URA);
- Agente multimídia;
- SMS bot;
- Chatbot (Facebook Messenger, WhatsApp, Skype, Telegram etc.);
- E-mail;
- Telefone e outros.
Com essa variedade de canais nos quais os atendimentos automatizados podem ser realizados, a tecnologia proporciona diversos benefícios para as empresas.
Quais os benefícios dessa tecnologia na área de negociações e cobranças?
Assim como os agentes digitais podem proporcionar uma experiência inovadora no atendimento ao cliente, as centrais de cobrança também têm muito a ganhar.
Redução de custos
O primeiro benefício refere-se à redução de custos, pois o agente digital tem uma capacidade de atendimento muito superior ao de operadores e o investimento no sistema tem um custo menor do que a manutenção de um número elevado de atendentes.
A tecnologia permite aumentar o ROI (Retorno sobre o Investimento) devido permitir uma redução da estrutura física da empresa e da necessidade de treinamentos.
Otimização da operação
Enquanto dois atendentes fazem uma média de 300 ligações por dia, o agente digital é capaz de realizar cerca de 900 atendimentos, o que torna a produtividade muito superior e a operação mais otimizada e com maiores chances de retornos.
Melhor experiência do cliente
Por fim, a experiência do cliente é um determinante, pois o agente digital adéqua o tom e abordagem de acordo com o perfil do cliente e do caso específico, proporcionando personalização no atendimento.
A maior satisfação do consumidor também se deve a maior rapidez no atendimento, visto que com essa tecnologia o tempo de espera para ser atendido é significativamente menor.
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