Utilizar um sistema de cobrança automatizado pode ser um importante aliado ao setor financeiro de uma empresa por ajudar a reduzir a inadimplência com eficiência e otimização de processos.
Nesse sentido, a tecnologia permite realizar cobranças de maneira automatizada via canais comuns como telefone e até os digitais como SMS, Whatsapp, redes sociais, e-mail, Facebook Messenger e entre outros.
E para ter uma ideia, 66,3% dos consumidores brasileiros estão endividados, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).
A partir deste cenário, saiba como o sistema de cobrança automatizado pode ser benéfico para sua organização.
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Conheça as vantagens do sistema de cobrança automatizado para empresas
1. Indica os inadimplentes recorrentes
O primeiro benefício do sistema de cobrança automatizado é identificar os inadimplentes recorrentes. Assim, é possível estruturar ações para evitar novas dívidas e ainda obter o pagamento dos débitos anteriores.
Na prática, a tecnologia permite estabelecer, de maneira automatizada, o score dos clientes, de acordo com seus históricos de pagamentos.
Desta maneira, sua empresa reduz a recorrência de inadimplência e ainda consegue fôlego à gestão financeira da empresa nesse momento instável da economia.
2. Aumenta a produtividade e reduz custos
Geralmente, o setor de cobrança tem muitos processos manuais e repetitivos que são passíveis de erros.
A partir do sistema de cobrança automatizado, essas tarefas são realizadas automaticamente, o que garante maior eficiência nas atividades, menor possibilidade de erros e ainda confere maior produtividade aos operadores, que terão tempo para investir em demandas mais estratégicas. Desta maneira, o custo operacional também é reduzido.
3. Eleva o nível profissional do negócio
Ao implementar o sistema de cobrança automatizado, a organização demonstra ao mercado que está atenta às tendências e investe para profissionalizar cada vez mais o negócio.
Assim, sua empresa se equipara aos grandes players, aumenta a visibilidade e garante a competitividade, fator importante em um cenário desafiador.
4. Amplia os métodos de pagamento
A tecnologia ainda permite ampliar e diversificar os meios de pagamento para que os inadimplentes tenham diferentes maneiras de pagar suas dívidas.
Com essa oferta de possibilidades, o índice de inadimplência na sua empresa diminui e garante mais recursos ao setor financeiro.
5. Melhora o relacionamento entre empresa e cliente
Com todos esses recursos e possibilidades para o pagamento de dívidas, o relacionamento entre empresa e consumidor é melhorado, o que, consequentemente, também contribui para a imagem da organização perante ao mercado.
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Como visto, implementar um sistema de cobrança automatizado garante uma série de benefícios para uma empresa, desde otimização de processos até redução dos custos operacionais e diminuição da inadimplência.
Nesse sentido, a Olos Tecnologia tem a plataforma omnichannel, OlosChannel, que dentre diversas soluções de atendimento ao cliente, ainda oferece os recursos necessários para realizar cobranças de maneira automatizada.
A nossa plataforma ainda tem inteligência de dados, automação de processos, e personalização da configuração de interação com os contatos.
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