As tendências pós-pandemia de atendimento ao cliente surgiram em compasso à mudança de comportamento do consumidor. Por isso, as empresas têm buscado atender aos novos anseios do consumidor com maior investimento em tecnologia e na comunicação omnichannel.
Para se ter uma ideia sobre a mudança de comportamento do consumidor e a importância em acompanhá-la para a gestão de negócios, de acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 52% dos brasileiros passaram a realizar mais compras online durante a pandemia e 70% das pessoas afirmam que irão manter essa característica após a crise.
Além disso, de acordo com outro levantamento realizado pela CS Academy, as organizações tiveram que investir 40% a mais em tecnologia para suprir o crescimento da demanda de atendimento ao cliente.
Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com as principais tendências pós-pandemia de atendimento ao cliente para que as empresas tenham inteligência de negócios. Confira!
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Conheça as principais tendências pós-pandemia sobre gestão de negócios
A preocupação com a aceleração da transformação digital, a partir do maior investimento em tecnologia, é uma das principais tendências pós-pandemia para gestão de negócios.
Nesse sentido, de acordo com estudo da Accenture, as estratégias de atendimento ao cliente e a tecnologia são dois pilares que precisam caminhar juntos para enfrentar e superar os impactos causados pela pandemia nas empresas.
Além disso, rever a estratégia de atendimento ao cliente, com foco na experiência dos consumidores e revisar os canais de atendimento, de acordo com as novas tendências pós-pandemia, no que diz respeito à preferência de plataformas para interação, são algumas das recomendações da Delloite como plano de recuperação da crise.
Mas como adaptar essas tendências pós-pandemia no atendimento ao cliente?
Além do atual momento de incertezas, traduzir essas tendências pós-pandemia no atendimento ao cliente pode ser um grande desafio.
No entanto, estudar o novo comportamento do consumidor, como o crescimento do consumo online e aumento da interação por canais digitais, como Whatsapp e redes sociais, por exemplo, auxiliam as organizações a terem um norte para desenvolverem novas estratégias.
Confira 5 tendências no atendimento ao cliente após a pandemia para obter vantagem competitiva e inteligência de negócios:
- Maior prioridade em omnichannel para atender os clientes em diversos canais, principalmente os digitais, com qualidade e eficiência
- Investimento em tecnologias digitais para otimização de processos, automação de tarefas, inteligência de dados.
- Estruturar novas estratégias com foco na experiência do cliente
- Promover atendimento personalizado de acordo com as características e preferências de cada consumidor
- Sistema para armazenamento de histórico e centralização de informações para eficiência e agilidade na interação com os clientes
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Como visto, o investimento em tecnologia é fundamental para promover qualidade de atendimento ao cliente, realizar a gestão de negócios de acordo com as premissas das principais lideranças de inteligência de mercado e ainda se adaptar à mudança de hábitos dos consumidores.
Por isso, a Olos disponibiliza o OlosChannel, plataforma omnichannel completa com uma série de recursos, inteligência artificial e centralização de dados, para auxiliar a sua empresa neste novo cenário.
“Hoje, a nossa plataforma envolve todos os canais de comunicação e cria uma jornada e o encadeamento que se adapta aos diferentes negócios. Nosso produto está fazendo grande diferença para os clientes e para as empresas, principalmente neste momento de novas tendências pós-pandemia”, afirmou o CEO da Olos Tecnologia, Paulo Godoy, na última edição do Prêmio CONAREC.
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