A crise provocada pelo coronavírus causou inúmeras transformações na sociedade, especialmente com as medidas de isolamento social adotadas para a contenção do vírus. Com isso, espera-se que algumas tendências pós-pandemia estejam atreladas às novas rotinas sociais, cada vez mais permeadas pelas TICs (tecnologias da informação e da comunicação).
Algumas das transformações mais evidentes resultantes do cenário de pandemia foram os picos de chamadas nos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor), cancelamento de eventos, interrupções de comércios e adoção do home office, bem como o aumento significativo das compras digitais.
Para termos uma ideia, houve um crescimento de 53% no número de chamados nos serviços de atendimento. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 52% dos brasileiros passaram a realizar mais compras online durante a pandemia, sendo que 70% das pessoas entrevistadas afirmam que irão manter esse perfil de consumo.
Diante desse cenário, vale a pena consultar quais são as tendências pós-pandemia e como melhorar a experiência do cliente em 2021. Por isso, acompanhe a leitura!
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Quais as tendências pós-pandemia para melhorar o atendimento ao cliente?
94% das empresas aprovaram a modalidade home office, sendo que algumas têm interesse de manter esse regime de trabalho, conforme mostra uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
Sendo assim, umas das principais tendências pós-pandemia será o atendimento online, por isso, é fundamental investir em estratégias para melhorar a experiência do cliente.
A seguir, veja algumas estratégias corporativas que pretendem ser parte das tendências pós-pandemia para o atendimento ao cliente.
Reorganização da equipe
As equipes terão que se reorganizar para adotar comportamentos de trabalho mais integrados, através de sistemas digitais que permitem o armazenamento de histórico e centralização das informações.
Esse tipo de gestão torna o atendimento ao cliente muito mais eficiente e ágil, facilitando a interação. Consequentemente, há uma significativa melhora na experiência, o que garante a satisfação dos consumidores.
WhatsApp e Chatbot
O desenvolvimento de chatbots tornou os processos de autoatendimento muito mais fáceis.
E a pandemia causou um aumento nesse tipo de atendimento em todo o mundo, principalmente nos EUA, Japão, Brasil, China, Austrália e algumas localidades da Europa.
Inteligência artificial
Entre as tendências pós-pandemia, a inteligência artificial é, sem dúvidas, uma das principais. Com ela, os chatbots podem aprender por meio do Machine Learning, oferecendo um atendimento ainda mais personalizado aos clientes.
Além disso, esse tipo de tecnologia pode ser integrada ao omnichannel, que também é uma das tendências pós-pandemia, o que permite o atendimento ao cliente em múltiplas plataformas, bem como o melhor gerenciamento de dados.
Saiba mais: Plataforma omnichannel: como aliar automação e experiência do cliente
OlosChannel e as soluções da Olos como tendências pós-pandemia
Para acompanhar as tendências pós-pandemia, será fundamental promover a qualidade do atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, ter controle da gestão dos negócios, acompanhando o novo comportamento do consumidor.
Por esse motivo, o investimento em tecnologia será fundamental para as empresas que desejam se manter no cenário pós-COVID.
Diante disso, a Olos disponibiliza a OlosChannel, uma plataforma omnichannel completa, com recursos de inteligência artificial e de dados com armazenamento do histórico do atendimento, possibilitando análise do comportamento e preferências de canais de atendimento, além de planejar de maneira assertiva a jornada do cliente.
Além do mais, a Olos também oferece outras soluções tecnológicas para as empresas, como a OlosCloud, uma plataforma em nuvem, totalmente segura e escalável para o armazenamento de informações, que ajuda no desenvolvimento do trabalho remoto.
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