O atendimento ao cliente no varejo está em constante transformação para incorporar as novas tecnologias e atender às mudanças no comportamento dos consumidores.
Por isso, os gestores da área devem ficar atentos às novidades e tendências. Assim, é possível implementar soluções que otimizem o atendimento ao cliente no varejo e gerem resultados efetivos ao negócio.
A seguir, confira 6 tendências para o setor e como as tecnologias ajudam a adotá-las no dia a dia do varejo.
1. Foco na experiência do cliente
A experiência do consumidor é uma das principais tendências de atendimento ao cliente no varejo. E a sua importância não deve ser subestimada.
Ao direcionar a estratégia à experiência do cliente, a marca garante índices melhores de satisfação dos consumidores. Além disso, consegue elevar as métricas de retenção e fidelização, essenciais para a consolidação do negócio.
Uma das formas de proporcionar esse resultado é promover tanto o atendimento ativo, como o receptivo, com possibilidade personalização da jornada do cliente. O que é facilitado por recursos tecnológicos, como o OlosChannel.
Isso porque a plataforma possibilita direcionar o atendimento ao cliente no varejo ao canal de preferência dele.
Leia também: Estratégias de fidelização e pós-venda: como torná-las mais assertivas?
2. Agentes digitais no atendimento ao cliente no varejo
Com a crescente tendência ao autoatendimento, aumentou a utilização dos agentes digitais no atendimento ao cliente no varejo. Dessa maneira, os consumidores têm mais praticidade e agilidade para resolver qualquer questão relacionada à marca.
Afinal, a solução executa com excelência funções de cobrança, vendas e SAC, sem intervenção de atendentes humanos.
Uma das tecnologias que permitem esse atendimento inovador e inteligente é o Olos Web Interactive (OWI), função presente no OlosChannel. Trata-se de um software que utiliza inteligência de dados e aprendizado de máquina para tornar o contato mais eficiente e personalizado.
Leia também: Como aumentar a satisfação do cliente no varejo?
3. Investimento em análise de dados
Um dos principais ativos das companhias atualmente é o uso de dados. E este fator também influencia o atendimento ao cliente no varejo. Afinal, as informações coletadas dos consumidores contribuem no direcionamento estratégico e na geração de insights relevantes para o negócio.
O OlosChannel, por exemplo, é muito útil neste contexto. Isso porque reúne as informações de relacionamento com o cliente, fornecendo relatórios completos sobre as atividades e possibilitando o acesso ao histórico dos consumidores. O que torna a comunicação mais assertiva e ágil.
4. Reconhecimento de voz
Uma das principais tendências no atendimento ao cliente no varejo é o reconhecimento de voz. A tecnologia permite que o consumidor conte o problema. O que é mais simples do que interagir com menus diversos.
Neste contexto, a Olos conta com soluções direcionadas para essa necessidade. Por exemplo: o agente digital, que com reconhecimento de voz ativa e receptiva, promove interações do início ao fim do contato, sem necessidade de um agente humano.
Já o Olos WAY é composto por URA ativa com reconhecimento de voz, TTS e Locução Otimizada. Assim, consegue otimizar a operação e identificar o cliente alvo automaticamente.
Com isso, o recurso proporciona uma série de benefícios, como:
- Aumentar os contatos efetivos;
- Melhorar o aproveitamento do elemento humano;
- Reduzir o custo operacional;
- Elevar os resultados.
Leia também: Como dados, empatia e transparência impactam o atendimento no varejo?
5. Atendimento receptivo
O atendimento receptivo também se apresenta como uma grande tendência no varejo. O cliente almeja ligar para a empresa e ter sua demanda atendida com eficiência, rapidez, sem a necessidade de repetir informações e interagir com múltiplos menus.
O atendimento receptivo da Olos proporciona essa experiência diferenciada. Ao usar reconhecimento de voz, é possível identificar a solicitação do cliente e disponibilizar opções automatizadas ou atendimento humano para resolver a questão.
Dessa forma, o cliente tem vários canais para prosseguir o atendimento, garantindo uma experiência personalizada e ágil.
Saiba mais: Atendimento receptivo x URA tradicional: conheça as principais diferenças
6. Atendimento e comunicação omnichannel
Seguindo a tendência apresentada anteriormente, o varejo também expande a adoção de ferramentas para atendimento e comunicação omnichannel. Essa estratégia promove uma experiência integrada e fluida entre diferentes canais.
O OlosChannel reúne as diversas opções de atendimento que pode ser realizado por telefone, e-mail, WhatsApp, Skype, Messenger, Telegram ou SMS. Assim, é possível proporcionar uma melhor experiência para o cliente, já que se leva em conta o histórico da conversa e evitar pedir para o consumidor repetir informações.
Portanto, para incorporar as atuais tendências de atendimento ao cliente no varejo, os gestores devem conhecer as expectativas dos consumidores e as novas tecnologias.
A plataforma dispõe de diferentes funções voltadas ao atendimento personalizado, eficaz e ágil dos clientes, melhorando a satisfação do consumidor.
Conheça agora o OlosChannel e outras soluções de atendimento da Olos!