Categorias
Relacionamento com o Cliente

Como facilitar a cobrança digital com tecnologia omnichannel?

O comportamento dos consumidores mudou e, a partir disso, chegaram novas tecnologias para relacionamento com o público, como o omnichannel. Neste cenário, novos processos se consolidaram como a cobrança digital.

Neste sentido, o omnichannel é um grande aliado para diversificar e melhorar as opções de comunicação com os consumidores. Isso porque a tecnologia reconhece a predileção dos clientes nos canais usados para abordagens mais delicadas, como é o caso da cobrança e negociação.

Dessa forma, a solução pode ser adotada por negócios de diferentes segmentos, principalmente empresas B2C que lidam com clientes de perfis diversos e com preferências específicas de meios para contato.

Leia também: O que considerar para uma estratégia omnichannel de sucesso?

Como funciona a cobrança digital com o omnichannel?

Atualmente, há uma grande diversidade de canais disponíveis para relacionamento com o cliente, como telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp, SMS, chatbot e outros.

Assim, a ferramenta omnichannel integra todos esses meios para tornar a abordagem mais assertiva e facilitar a cobrança digital. Dessa forma, a solução é personalizada considerando as preferências do público e tipos de negociações que serão realizadas.

Por se tratar de um fator crítico, as cobranças tradicionais realizadas por atendentes humanos são consideradas constrangedoras. E este tipo de incômodo faz com que o cliente encerre o contato antes mesmo de ouvir a proposta.

No entanto, usando o omnichannel, o software faz uma análise do histórico de relacionamento, identificando preferências como canal utilizado no contato, dia e horário.

Dessa forma, ao iniciar a abordagem para cobrança digital, a ferramenta já calcula o cenário no qual a negociação tem mais chances de ter sucesso.

Além disso, por ser um agente digital, o cliente não sente o constrangimento que ocorre nas cobranças tradicionais e fica mais confortável para prosseguir com a comunicação.

Esse conjunto de elementos facilita todo o processo de cobrança digital. Afinal, o cliente fica predisposto a ouvir a proposta da marca e negociar uma alternativa de quitação que seja satisfatória para ambos os envolvidos.

Leia também: Como um sistema de cobrança ajuda a reduzir custos nas empresas?

Quais os benefícios dessa tecnologia?

A cobrança digital utilizando a tecnologia omnichannel apresenta uma série de vantagens aos envolvidos, como:

  • O cliente é abordado no canal de preferência e pode solicitar que a negociação continue em outro canal ou com atendente humano;
  • Cresce o número de pagamentos efetivados após a negociação com o agente digital;
  • São necessárias menos interações entre marca e cliente para que a cobrança gere resultado positivo;
  • O cliente tem maior flexibilidade para negociar e entrar em contato com a marca,  facilitando a sua decisão;
  • A empresa reduz os custos operacionais de realizar cobranças;
  • Há um aumento da produtividade das equipes de atendimento ao cliente.

Portanto, a cobrança digital gera benefícios para ambos os lados. Os consumidores têm uma melhor experiência com a marca. Já a empresa melhora a eficiência dos processos e os resultados obtidos.

Como o OlosChannel pode te ajudar?

O OlosChannel é uma plataforma omnichannel com diversas funções de relacionamento com o cliente, incluindo a cobrança digital.

A tecnologia reúne os diferentes canais de comunicação, conta com mapeamento da jornada e histórico do cliente e utiliza inteligência de dados. Assim, é possível identificar as preferências dos consumidores, facilitar o contato para cobrança e personalizar as abordagens realizadas.

Sem contar que a ferramenta pode ser integrada ao Olos Web Interactive (OWI), uma plataforma de autoatendimento exclusiva com recursos visuais, sonoros e interativos para atendimento e relacionamento com o cliente. O que permite fazer a negociação por meio de uma solução automatizada.

Portanto, para tornar os processos atualizados e modernos, é fundamental investir em tecnologias que reformulam os métodos tradicionais, como a cobrança digital. Com isso, a sua empresa aumenta o índice de sucesso nas renegociações, diminui o número de clientes endividados e melhora a satisfação com a marca.

Quer transformar o seu processo de cobrança? Conheça mais sobre o OlosChannel e agende uma visita demonstrativa!

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.
Categorias
Qualidade no Atendimento

Saiba como o atendimento receptivo beneficia clientes e empresas

O atendimento receptivo consiste no contato que é iniciado pelo cliente, seja para resolver um problema, esclarecer uma dúvida, contratar um serviço, entre outras demandas comuns do relacionamento entre marca e consumidor.

É fundamental que a empresa tenha uma estratégia eficaz para o atendimento receptivo. Assim, o cliente consegue resolver a solicitação em menos tempo e com uma experiência satisfatória.

Atualmente, existem ferramentas exclusivas para esse tipo de atendimento que priorizam as melhores práticas de relacionamento, como:

A seguir, conheça as vantagens dessa tecnologia tanto para clientes como para a empresa e veja como escolher a solução ideal para o seu negócio.

Leia também:Como a tecnologia otimiza o atendimento receptivo de sua empresa?

Quais os benefícios do atendimento receptivo para os clientes?

No atendimento receptivo, o cliente entra em contato com a marca e não precisa esperar para ser atendido por um atendente. Isso porque o sistema faz a triagem inicial.

Com tecnologias modernas, o cliente informa os dados e faz a solicitação apenas uma vez. Além disso, o consumidor escolhe em qual canal o atendimento terá continuidade, podendo resolver pelo autoatendimento ou falar com um operador humano.

Essa experiência diferenciada garante uma série de vantagens aos clientes, como:

  • Integração de plataformas com todos os dados centralizados;
  • Possibilidade de se comunicar por voz com fácil compreensão;
  • Iniciar o contato em um canal e concluí-lo por outro;
  • Comunicação mais fluida entre os vários canais de comunicação;
  • Não precisa repetir informações;
  • Qualidade no atendimento e rapidez na resolução das demandas, verificada por meio de pesquisa de satisfação e auditoria de qualidade.

Logo, essas facilidades garantem uma melhor experiência ao cliente. O que aumenta as chances de retenção e fidelização do consumidor. 

Até porque, no cenário atual, 95% dos brasileiros revelam falta de apego a produtos, lojas ou marcas, segundo estudo da Nielsen. Então, proporcionar um ótimo atendimento pode ser motivo para ganhar a ‘lealdade’ dos clientes.

Leia também:Estratégias de fidelização e pós-venda: como torná-las mais assertivas?

E quais as vantagens dessa tecnologia para sua empresa?

Não é apenas o consumidor que sai ganhando com a tecnologia. As empresas contam com diversas vantagens ao investir em sistemas automatizados e modernos para o atendimento receptivo, como:

  • Redução do tempo de chamada;
  • Diminuição de custos operacionais desnecessários;
  • Otimização da atuação da equipe, aumentando a produtividade;
  • Criação de campanhas com direcionamentos para realizar determinadas ações;
  • Melhora da satisfação dos clientes;
  • Flexibilidade para o cliente utilizar o canal da preferência dele;
  • Relatórios de atendimento receptivo fáceis de configurar e acessar.

Esses benefícios influenciam o desempenho da marca e também as chances de crescimento e consolidação. Portanto, a implementação da tecnologia traz resultados reais para aumentar a competitividade da empresa no mercado atual.

Leia também: Qualidade no atendimento: como criar clientes promotores da sua marca?

Como escolher um atendimento receptivo de excelência?

Todas essas vantagens para clientes e empresas, entretanto, dependem do investimento em tecnologias adequadas. A URA tradicional, por exemplo, não tem integração de canais, histórico centralizado e inteligência de dados. Assim, não proporciona os mesmo resultados.

Esses benefícios são possíveis de conquistar com o atendimento receptivo da Olos Tecnologia, também chamado de Olos Receptivo.

A ferramenta é fácil de usar e configurar, contando com todas as funcionalidades primordiais para um atendimento receptivo de excelência. Veja:

  • Integração entre canais para comunicação omnichannel;
  • Inteligência artificial para processamento de demandas de voz;
  • Integração dos processos para evitar que o cliente repita dados e demandas;
  • Sugestões ao cliente com base nas interações recentes dele;
  • Contagem do tempo para atendimento com operador e opções de resolução automática pela própria ferramenta.

Portanto, a tecnologia diferenciada e inovadora do Olos Receptivo possibilita essa série de vantagens para clientes e empresas.

Quer saber mais sobre a solução? Entre em contato conosco agora mesmo!

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.
Categorias
Jornada do cliente

Como adaptar sua comunicação à jornada de compra do cliente B2B?

Assim como no B2C, o mapeamento da jornada de compra do cliente B2B exige uma comunicação alinhada com as características do público. O que é fundamental para ter sucesso nas ações desenvolvidas.

Por isso, é necessário conhecer os novos processos de vendas B2B e as particularidades dos seus clientes. Assim, é possível alinhar e adequar a comunicação de acordo com o perfil dos consumidores e as etapas da jornada de compra.

Leia também: 3 erros no mapeamento da jornada do cliente e como evitá-los

Quais as particularidades do mercado B2B?

De acordo com a Mckinsey, a definição de uma jornada de compra do cliente B2B pode reduzir em até 40% os investimentos em campanhas de marketing.

Além dos menores custos, a estratégia impulsiona as vendas entre 5% e 10% e um dos resultados mais significativos é o crescimento de 30% na retenção de clientes.

Portanto, a jornada de compra do cliente B2B tem um grande potencial para as empresas. Para implementá-la, é preciso ter consciência de quais as particularidades desse segmento, como:

  • Ciclo de vendas mais complexo;
  • Ticket médio elevado;
  • Poder de decisão envolve mais de um indivíduo.

Essas características exigem uma estratégia específica para se comunicar com os consumidores B2B e garantir uma experiência satisfatória.

Leia também: Conheça os problemas de relacionamento com o cliente que afetam diretamente as vendas

Como adaptar a comunicação à jornada de compra do cliente B2B?

O primeiro elemento para definir a estratégia de comunicação com o público B2B é conhecer os potenciais clientes e definir o público-alvo do negócio.

A partir dessas informações e do mapeamento da jornada de compra do cliente, será possível definir a comunicação adotada pela empresa. Confira dicas úteis para colocá-la em prática!

– Esteja online

Atualmente, a relevância no mercado B2B depende de uma presença online sólida. Muitos gestores de empresas iniciam um processo de compra com uma pesquisa na internet a partir dos problemas enfrentados no seu dia a dia.

Portanto, é necessário estar nos principais canais de relacionamento digital e contar com estratégias de comunicação e marketing digital.

Leia também:Saiba como criar uma estratégia de marketing com foco no cliente

– Invista em experiência

Outro aspecto que deve ser valorizado no B2B é a experiência proporcionada ao cliente. A praticidade e a facilidade de acessar informações sobre o produto, de ser atendido ou solicitar uma demonstração são fatores avaliados antes de definir uma compra.

A excelência no atendimento pode ser verificada com o cumprimento de algumas exigências, como:

  • Atendimento personalizado e prestativo;
  • Equipe pronta para atendimento em qualquer etapa da jornada de compra;
  • Diversidade de canais;
  • Informações disponíveis sobre configurações e uso do produto ou serviço comercializado.

Ao atender a essas diferentes demandas do cliente ainda na jornada de compra do cliente, a empresa se destaca frente aos concorrentes. Com isso, pode conseguir aumentar as vendas.

– Seja ágil na comunicação

As transformações tecnológicas alteraram a percepção de tempo das pessoas. Dessa forma, demorar uma hora para entrar em contato depois de uma solicitação do cliente pode ser considerado “desleixo” ou desinteresse.

Por essa razão, os processos devem ser estruturados para garantir mais agilidade nos diferentes tipos de comunicação que podem surgir durante a jornada. Tanto aquelas para esclarecer dúvidas como àquelas voltadas para uma proposta de fechamento.

– Seja omnichannel

Uma pesquisa daNewVoice revelou que 60% dos clientes mudam de canal de contato de acordo com o que estão fazendo e onde estão. Isso significa que a comunicação omnichannel é uma exigência desse novo cenário.

Os gestores das empresas interessadas podem fazer o contato usando redes sociais, site, telefone, e-mail, entre outros. E o atendimento em todos esses meios deve ser integrado e igualmente ágil.

Leia também:Como a comunicação omnichannel ajuda a aumentar as vendas?

Como realizar a comunicação omnichannel na jornada do cliente?

Atualmente, a estratégia omnichannel está entre os critérios mais importantes para oferecer uma experiência satisfatória e ter mais chances de fechar um negócio.

Portanto, a adequação da comunicação da empresa à jornada de compra do cliente B2B passa pela introdução da plataforma omnichannel.

O OlosChannel, plataforma omnichannel da Olos, facilita o mapeamento e a execução da jornada do cliente. A ferramenta pode ser integrada com diferentes canais para falar com seu público-alvo, seja por SMS, WhatsApp, e-mail, mídias sociais, telefonia e muito mais. Tudo para abordar o cliente quando e onde ele quiser.

Além disso, a plataforma possui todas as funcionalidades que você precisa, como discadores automáticos, monitoramento, agente digital e atendimento receptivo, entre outros. Dessa forma, é possível proporcionar uma experiência mais completa e eficiente.

Quer saber mais sobre o OlosChannel? Entre em contato conosco e solicite uma visita demonstrativa!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!
Categorias
Jornada do cliente

Como planejar a jornada de compra do cliente B2C?

A jornada de compra do cliente é uma das principais estratégias da área de atendimento, marketing e vendas. Assim, ajuda a viabilizar abordagens mais personalizadas e relevantes aos consumidores, especialmente, em empresas B2C.

Apesar da importância dessa prática, muitas empresas ainda têm dificuldades em fazer um mapeamento eficaz da jornada de compra do cliente, principalmente ao considerar as barreiras entre canais.

Saiba mais:Gestão da experiência do cliente: como montar a estratégia ideal para sua empresa?

Pensando nisso, destacamos como planejar a jornada, mapeá-la corretamente e os benefícios do omnichannel.

Qual a importância de planejar a jornada de compra?

Segundo o Global Customer Experience Benchmarking Report 2019, daDimension Data, quase 90% dos gestores vêm a experiência do consumidor como um diferencial competitivo.

Mas, apesar da necessidade de proporcionar uma boa experiência, apenas 13,5% das companhias classificaram o atual desempenho como o ideal. E só 10,9% afirmaram receber avaliações de clientes como “promotores”.

Um cliente promotor é o objetivo máximo das empresas que investem em experiência. Isso porque, além de fiel, esse consumidor divulga a marca, atraindo novos compradores.

Portanto, o investimento em experiência do cliente é determinante para se diferenciar da concorrência e alcançar esse nível de engajamento do público.

Para melhorar essas estratégias, é fundamental fazer o mapeamento e planejamento da jornada de compra do cliente.

Leia também: 3 erros no mapeamento da jornada do cliente e como evitá-los

Como mapear a jornada de compra do cliente?

O mapeamento da jornada é um elemento estratégico da empresa e deve considerar diversas variáveis para que seja confiável e eficaz. Conheça algumas características a seguir!

1. Coleta e análise de dados

O primeiro passo para que o mapeamento da jornada de compra do cliente seja eficaz é embasá-lo em dados reais do negócio. Portanto, inicialmente, é preciso estruturar uma estratégia para coleta e análise de dados.

Quanto mais alinhada e baseada nos dados do negócio, mais a jornada tem potencial para refletir as verdadeiras necessidades e expectativas dos potenciais clientes.

Leia também: Como a inteligência de dados melhora a experiência do cliente?

2. Personas

Com os dados do público-alvo em mãos, os gestores devem fazer a definição da persona do negócio. Esta etapa consiste em uma representação semi-fictícia do cliente ideal da marca.

Isso significa compreender as características demográficas, como gênero, idade, renda e outras. Além disso, deve considerar aspectos comportamentais, como hobbies, objetivos, expectativas, necessidades, receios etc.

3. Ciclo de vendas

Os gestores precisam conhecer o ciclo de vendas para mapear a jornada e definir estratégias de relacionamento com o cliente. Afinal, algumas jornadas são maiores do que outras devido ao tipo de compra, serviço oferecido ou entendimento das dores da persona.

Por exemplo, algumas aquisições são avaliadas mais detalhadamente pelo comprador, como aparelhos eletrônicos e veículos. Outras são mais impulsivas, como roupas, calçados e livros.

Pensando nessas particularidades, é possível definir as características da jornada de compra do cliente. Com isso, deve verificar se ela é mais impulsiva ou analítica e atrelar esse conhecimento à estratégia adotada.

4. Canais de comunicação

É fundamental que a empresa tenha uma visão consistente sobre os canais usados de contato para relacionamento com os clientes. Logo, é importante considerar o volume de uso de cada plataforma, dúvidas comuns em cada canal e alternâncias entre eles.

Com este alinhamento, fica mais fácil realizar um atendimento de qualidade nos diferentes canais, proporcionar uma boa experiência e fazer o cliente avançar na jornada.

Como a plataforma omnichannel facilita esse mapeamento?

Um dos principais desafios do mapeamento e implantação da jornada de compra do cliente é considerar as particularidades de cada canal. O acesso, a coleta e a análise dessas informações passam, invariavelmente, pela adoção de uma plataforma omnichannel.

Essa solução oferece uma série de benefícios no relacionamento com o cliente em si. Mas também no próprio mapeamento da jornada, como por exemplo:

  • Centralização dos dados: a estratégia omnichannel permite que as interações nas diferentes plataformas sejam centralizadas. O que garante o mapeamento do comportamento do cliente em cada canal e as preferências dele.
  • Comunicação fluida, personalizada e assertiva: com a centralização, mapeamento e histórico, a plataforma possibilita uma comunicação fluida entre canais, garantindo a continuidade do atendimento de forma correta. Além disso, é possível ter abordagens assertivas de acordo com as preferências.
  • Análise integrada: a junção dessas informações dos diferentes canais facilita a análise de dados para proporcionar insights e decisões estratégicas baseadas no comportamento real dos clientes.

Conheça a plataforma omnichannel da Olos

A Olos desenvolveu o OlosChannel, uma plataforma omnichannel moderna e inovadora. Além de viabilizar o atendimento integrado em diferentes canais, a ferramenta usa inteligência de dados para identificar preferências e tendências de comportamento do consumidor. O que gera insights valiosos para o relacionamento com os clientes.

Portanto, com a plataforma omnichannel, o mapeamento e a execução da jornada de compra do cliente são mais completos e eficazes. Assim, é possível garantir uma experiência do cliente mais satisfatória. 

Como resultado, a sua empresa B2C ganha vantagens competitivas e tem maiores chances de gerar clientes promotores da marca. 

Quer saber mais?Conheça o OlosChannel e entre em contato com nossos especialistas!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!
Categorias
Experiência do cliente

7 passos para otimizar a gestão da experiência do cliente

gestão da experiência do cliente se reflete em como o consumidor percebe sua marca. O ajuda a aumentar a satisfação e a fidelização dos clientes, assim como gera mais oportunidades de vendas.

De acordo com o Institute of Customer Service, ao melhorar em 10% o índice de satisfação do consumidor, há uma melhora de 12% da confiança na empresa. A mesma pesquisa mostrou que clientes fiéis valem até 10 vezes mais do que na sua primeira compra.

Portanto, investir na gestão da experiência do cliente é fundamental para conquistar esses resultados. E pequenas melhorias podem impactar muito a reputação da marca. 

Leia tambémCustomer Experience: como o conceito aumenta a satisfação do cliente

Como melhorar a gestão da experiência do cliente?

De olho na importância da gestão da experiência do cliente, separamos 7 passos essenciais para estruturar o planejamento e executar a estratégia. Tudo com o objetivo de atingir o sucesso nessa área. Confira!

1. Qualifique seus colaboradores

Os seus colaboradores, especialmente a equipe de atendimento, são responsáveis por transmitir os valores da marca aos clientes e fazer com que eles se sintam importantes para a empresa.

Dessa forma, os profissionais devem conhecer:

  • Estratégia de relacionamento da marca;
  • Processos internos de atendimento e relacionamento;
  • Ferramentas necessários para executar a estratégia com qualidade.

Saiba maisComo tornar a experiência do cliente o foco do meu negócio?

2. Invista em novas tecnologias

As inovações tecnológicas já são uma realidade em todos os segmentos e não usar esses novos recursos pode comprometer a competitividade da marca. Veja as principais tecnologias e soluções:

  • Big data: a análise de grandes dados permite conhecer o negócio mais detalhadamente e oferecer previsibilidade às ações;
  • Automação: aumenta a produtividade dos times ao reduzir os processos manuais e repetitivos e agilizar as operações;
  • Inteligência de dados: faz com que os dados sejam usados no desenvolvimento das estratégias para personalizar a experiência do cliente.

Portanto, é essencial considerar quais tecnologias serão incorporadas à operação e quais os objetivos desses investimentos.

Leia também: Como melhorar a experiência do cliente com atendimento personalizado?

3. Reestruture processos

A reestruturação dos processos é fundamental para atender às necessidades dos consumidores e melhorar a gestão da experiência do cliente.

Preze por processos objetivos, claros, eficientes e condizentes com as demandas dos clientes nas diferentes etapas da jornada de compra.

4. Monitore seus indicadores

A gestão da experiência do cliente está diretamente relacionada ao monitoramento das métricas de vendas, relacionamento e atendimento. Estes indicadores revelam a satisfação do consumidor e o sucesso da estratégia atual.

A partir dessas informações, os gestores podem otimizar e adequar as práticas adotadas visando mais eficiência e qualidade nos processos.

Leia também: Gestão de relacionamento com o cliente: veja métricas e como calculá-las

5. Avalie tendências

O acompanhamento das tendências é outra demanda da gestão da experiência do cliente. Por exemplo, há alguns anos a comunicação omnichannel era uma tendência e, atualmente, já é uma demanda “normal” dos consumidores.

Dessa forma, monitorar as tendências é essencial para que a empresa esteja na vanguarda das melhores práticas, metodologias e tecnologias. Tudo para impactar a experiência do cliente.

6. Tenha um programa de melhoria contínua

Com a atualização constante dos recursos e novas exigências por parte dos clientes, nenhuma estratégia de relacionamento deve ser estática.

A adoção de um programa de melhoria contínua garante que a marca continuará relevante e atualizada. Isso mesmo com as transformações constantes seja nos processos, comportamento dos clientes ou tecnologias usadas.

7. Adote uma plataforma omnichannel

Como afirmamos, a plataforma omnichannel já é uma exigência para uma gestão da experiência do cliente eficiente.

A ferramenta facilita a gestão e o relacionamento do consumidor com a marca, pois tem recursos para gerenciar, monitorar e acompanhar as interações em cada etapa da jornada de compra. O que garante a personalização do atendimento.

OlosChannel, plataforma omnichannel da Olos, faz o mapeamento das interações e usa inteligência de dados para recomendar o canal de preferência do cliente para abordagens mais assertivas.

Saiba mais5 motivos para implantar uma plataforma omnichannel

A integração com diversos recursos é outro diferencial que garante os benefícios da comunicação omnichannel focada nas necessidades reais do público.

Além disso, a plataforma emite relatórios completos e personalizados para realizar o monitoramento das métricas e melhorar o relacionamento.

Conheça todas as vantagens do OlosChannel para a sua empresa e agende uma visita demonstrativa.

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.
Categorias
Jornada do cliente

Como planejar e implementar a jornada de compra do cliente em sua empresa?

Atualmente, as preferências e o comportamento do consumidor devem ser mapeados e utilizados para direcionar as estratégias de vendas e relacionamento. E é exatamente nesse processo que entra a jornada de compra do cliente.

O mapeamento da jornada de compra do cliente serve para identificar informações objetivas sobre as necessidades do consumidor. Assim, é possível tornar o processo de vendas mais eficiente e oferecer melhores experiências.

Essa estratégia deve ser adotada por negócios de todos os segmentos. Mas principalmente aqueles que têm um contato frequente com o consumidor. Afinal, precisam satisfazer o cliente, fidelizá-lo e engajá-lo com a marca ou produto.

Leia tambémComo melhorar a experiência do cliente com atendimento personalizado?

Como mapear a jornada de compra do cliente?

O acompanhamento da jornada de compra do cliente oferece benefícios, como:

  • Diminuição dos contatos ineficazes;
  • Redução das reclamações e do churn;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Clientes fidelizados e promotores da marca, entre outros.

Portanto, o desempenho comercial e os resultados da empresa estão diretamente relacionados ao monitoramento da jornada de compra. 

Para realizar um mapeamento eficaz desse processo, os gestores devem investir em algumas boas práticas. Confira!

– Utilize a orientação por dados

A jornada de compra do cliente não deve ser o que a empresa gostaria que o consumidor fizesse. Mas deve refletir as ações reais dos compradores durante o relacionamento com a marca.

Dessa forma, toda a estratégia deve ser orientada por dados. Isso permite a criação de mapas visuais que revelem as necessidades dos potenciais clientes em cada etapa da jornada nos diferentes canais.

O uso de dados garante que o mapeamento espelhe a realidade do negócio e seja mais eficiente na jornada do cliente.

Leia tambémComo garantir satisfação e qualidade no atendimento ao consumidor 5.0?

– Identifique as diferentes etapas

O mapeamento deve identificar os diferentes comportamentos dos clientes em cada uma das etapas. Isso permite a criação de estratégias para atender especificamente às dúvidas, aos receios e às incertezas que surgirem em cada uma delas.

A orientação por dados deve auxiliar nesse processo, viabilizando que as diferentes etapas sejam identificadas. Da mesma forma, é possível alinhar as expectativas dos clientes durante o processo de compra.

Leia tambémJornada de compra do cliente: as principais etapas e como mapeá-las

Como implantar o mapeamento da jornada?

Muitas empresas acreditam que, após o planejamento e mapeamento da jornada de compra do cliente, tudo fica mais fácil. No entanto, não é bem assim.

Diferentes elementos devem ser adequados para que as informações levantadas sejam utilizadas de maneira adequada. Veja os principais!

– Processos

Inicialmente, a jornada de compra tende a transformar os processos realizados nas áreas de vendas e relacionamento. Se depois desse estudo tudo continuar como era antes, há algo errado na implementação da estratégia.

Afinal, os processos devem ser redesenhados para tornar o mapeamento do comportamento mais eficiente em cada etapa.

Leia tambémConheça os problemas de relacionamento com o cliente que afetam diretamente as vendas

– Ferramentas

As ferramentas são indispensáveis para que a jornada do cliente seja mais satisfatória e com potencial para fidelizar o consumidor.

Assim, é necessário adotar soluções para facilitar o relacionamento e otimizar os processos. Entre elas, estão:

  • Sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) para estruturar as práticas de atendimento;
  • Plataforma omnichannel para executar a estratégia correta e de modo integrado em diferentes canais.

– Treinamento

Com tantas novidades, as equipes de vendas e atendimento devem ser treinadas para se adequar aos novos processos e operar as novas ferramentas adotadas.

Além disso, os profissionais também deve estar aptos para lidar corretamente com o cliente nas diferentes etapas da jornada.

Como a plataforma omnichannel pode ajudar no mapeamento?

Como afirmamos, o sucesso da estratégia depende do investimento em tecnologias apropriadas, como a plataforma omnichannel.

Esse recurso permite monitorar todas as interações com os clientes. Assim, ajuda tanto no mapeamento da jornada quanto na eficiência dos contatos, considerando as necessidades e preferências dos compradores.

OlosChannel, plataforma omnichannel da Olos, tem essas e outras funcionalidades para oferecer um entendimento pleno da jornada do cliente. A ferramenta integra também os canais e oferece um atendimento integrado e fluido entre os diferentes meios de contato.

Além disso, usando inteligência de dados, a plataforma faz a análise do histórico do cliente para identificar e recomendar os canais mais apropriados para comunicação de acordo com as preferências prévias dele.

Com a tecnologia e o mapeamento da jornada de compra do cliente, é possível garantir um melhor relacionamento com o consumidor.

Quer saber mais sobre o OlosChannel e os seus benefícios para a sua operação de atendimento? Entre em contato conosco e solicite uma visita demonstrativa!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!
Categorias
Experiência do cliente

Gestão da experiência do cliente: como montar a estratégia ideal para sua empresa?

As empresas direcionam cada vez mais esforços para desenvolver uma gestão da experiência do cliente assertiva. Assim, é possível proporcionar um atendimento de excelência, fidelizar os consumidores e aumentar a lucratividade do negócio.

No entanto, antes de colher esses benefícios, a organização deve adotar uma metodologia de atendimento orientado ao cliente. Ou seja, o chamado customer-oriented.

Isso significa que o cliente deve estar no centro da cultura de atendimento da marca e nortear as diretrizes mais importantes, como: missão, visão e valores. Da mesma maneira, os investimentos e a estruturação de processos devem ser conduzidos sempre visando o consumidor.

A seguir, saiba como otimizar a gestão da experiência do cliente e incorporar uma estratégia focada no consumidor.

Leia tambémComo tornar a experiência do cliente o foco do meu negócio?

5 passos para melhorar a gestão da experiência do cliente

Inicialmente, vale destacar que a gestão da experiência do cliente consiste não apenas nas estratégias para promover mais satisfação no relacionamento com a marca. Mas também está relacionada com as formas de gerenciar e orientar a conduta em prol do consumidor.

Então, conheça as principais estratégias para melhorar os resultados ao focar a atuação da marca na experiência do cliente.

1. Mapeamento da jornada do cliente

A primeira preocupação dos gestores deve ser fazer um mapeamento eficaz da jornada do cliente. Logo, é preciso levantar os dados demográficos, hobbies, expectativas, objetivos e, por fim, o comportamento, as dores e anseios em cada etapa do funil.

Com esse direcionamento inicial, os gestores identificam as características e preferências do cliente. Com isso, todas as práticas, como ferramentas, linguagem, tom, canais e processos, devem ser desenvolvidas para atender às necessidades dessa persona.

Leia tambémJornada de compra do cliente: as principais etapas e como mapeá-las

2. Treinamento da equipe

Quem vai transmitir os valores e prioridades da marca para o cliente são seus atendentes. Portanto, é essencial investir na capacitação e treinamento dos colaboradores.

Os atendentes devem conhecer a persona da marca e saber dialogar com ela. Além disso, devem ter domínio técnico sobre os produtos/serviços e também processos. Como resultado, eles vão atender às demandas com mais eficiência e personalização.

3. Definição de métricas de atendimento

Uma função determinante da gestão da experiência do cliente é monitorar as métricas de atendimento.

Tais indicadores de desempenho são fundamentais para:

Com isso, a empresa valoriza sempre a percepção dos clientes sobre os processos e soluções.

4. Introdução da comunicação omnichannel

Atualmente, a comunicação omnichannel é um determinante na experiência satisfatória do cliente com as marcas.

Dessa forma, a gestão da experiência do cliente deve investir em uma plataforma omnichannel que disponibilize diversos canais aos consumidores. Por exemplo: telefone, chat, WhatsApp, e-mail, redes sociais e outros.

Além da variedade de canais, a plataforma garante uma comunicação fluida entre os diferentes meios, sem prejuízos devido às mudanças de canais. Outro aspecto positivo é que a ferramenta possibilita acesso fácil ao histórico integrado de relacionamento.

Leia tambémComo melhorar a experiência do cliente com a plataforma omnichannel?

5. Escolha de parceiros confiáveis

Para que a gestão da experiência do cliente seja eficaz, outro fator a ser observado pelos gestores é a escolha dos parceiros adequados. Assim, é possível implementar tecnologias comprovadamente eficientes e que entreguem os resultados almejados.

A Olos Tecnologia é uma empresa especializada no atendimento ao consumidor e dispõe de uma plataforma omnichannel com uma série de funcionalidades. O OlosChannel disponibiliza diferentes canais de atendimento e permite a integração com outras soluções de atendimento próprias, como agentes digitais, discadores, atendimento receptivo, entre outros.

Dessa maneira, é possível mapear a jornada do cliente, acessar o histórico de relacionamento, garantir uma comunicação fluida, ágil e eficiente, e resolver todas as demandas do consumidor, tanto no atendimento ativo, como no receptivo.

Além disso, a ferramenta possui inteligência de dados para personalizar ainda mais a abordagem e proporcionar contatos mais assertivos, de acordo com a preferência do cliente.

Ou seja, se trata de uma tecnologia com uma metodologia de atendimento orientado ao cliente. Quer melhorar sua gestão da experiência do cliente com o OlosChannel? Conheça a nossa solução, entre em contato e peça uma demonstração!

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!
Categorias
Jornada do cliente

Atendimento virtual: conheça as funções do agente digital em instituições de ensino

As novas tecnologias alcançaram empresas de diferentes setores e estão presentes em áreas como educação, saúde, serviços, comércio e outros. Neste cenário, as instituições de ensino estão entre as empresas que devem investir no atendimento virtual para melhorar os resultados.

No caso das IES, uma opção de investimento é o agente digital. Ou seja, uma plataforma de autoatendimento, como chatbots, que usam inteligência de dados para prestar atendimento ao cliente, resolver as demandas ou encaminhar as solicitações.

Assim, saiba como o atendimento virtual funciona nas instituições de ensino e também os benefícios de adotá-lo.

Leia mais: Agente digital: saiba como essa tecnologia auxilia na retenção de clientes

Como funciona o atendimento virtual nas IES?

Nas instituições, especialmente no ensino superior, a digitalização dos processos é essencial para agilizar as demandas e tornar a experiência mais satisfatória.

Afinal, atualmente, a maior parte do público é formada por millennials, pessoas que viram a transição digital ou já são nativos digitais. Dessa forma, os processos analógicos não fazem sentido e são desgastantes no relacionamento com esses alunos.

Além disso, os gestores das IES enfrentam dois desafios:

  • Grande quantidade de demanda, principalmente em períodos como de matrícula;
  • Diversidade de processos como pagamentos, notas, cancelamento de disciplinas, entre outros.

Assim, o sistema automatizado deve ser capaz de responder a diversas demandas dos alunos. Tanto no atendimento ativo com discadores automáticos iniciando as chamadas, quanto no atendimento receptivo, quando os estudantes fazem o contato e os agentes digitais ajudam a solucionar as demandas.

Portanto, o agente digital eficaz é determinante para oferecer um atendimento virtual de qualidade e que seja capaz de resolver essas múltiplas exigências.

Leia tambémConheça os impactos da transformação digital na experiência do cliente

Quais as funções do agente digital?

Como mencionado, o atendimento virtual impacta diretamente a operação de escolas e universidades.  A seguir, apresentamos as funções e os principais benefícios de investir em um agente digital. Confira!

– Execução de tarefas

O agente digital é capaz de executar funções básicas, como cobrança, vendas, SAC, demonstrações, negociações e outras. 

Por exemplo, ao tirar uma dúvida, o estudante pode querer dar entrada na entrada e a plataforma já realiza a ação.

Além disso, esta tecnologia é aprimorada com o uso. O que viabiliza um aperfeiçoamento constante no atendimento aos alunos.

– Atendimento 24×7

A disponibilidade do atendimento virtual é integral e contínua. Desse modo, o aluno pode tirar dúvidas e executar pequenas ações quando for mais fácil para ele, como à noite ou aos finais de semana.

– Eficiência

O agente digital tem as informações do histórico de relacionamento armazenadas. O que garante eficiência e personalização nos atendimentos realizados.

Assim, os alunos conseguem com facilidade e rapidez executar diferentes ações, como:

  • Acompanhar as notas;
  • Emitir e pagar boletos;
  • Fazer a inscrição ou o cancelamento de disciplinas;
  • Entre outros.

– Redução de custos

Com o sistema automatizado e a maior eficiência dos processos, a instituição de ensino tem um custo menor com infraestrutura e equipe de atendimento. 

– Experiência do aluno

Por fim, devido aos benefícios apresentados anteriormente, o atendimento virtual garante uma melhor experiência do aluno. O resultado se vê na retenção e fidelização dos estudantes e na melhora da imagem da instituição no mercado.

Leia tambémComo reter alunos com gestão de relacionamento com o cliente?

Como unir o agente digital com uma plataforma omnichannel?

Portanto, fica claro que o atendimento virtual vai contribuir e muito para aumentar a qualidade do atendimento na sua IES e melhorar a experiência dos alunos.

Além disso, é possível unir o agente digital com uma plataforma omnichannel, como o OlosChannel. O que garante os benefícios apresentados anteriormente com uma vantagem adicional: o atendimento integrado em diferentes canais.

Então, o estudante pode optar pelo atendimento por chat, telefone, e-mail, SMS, WhatsApp e outros canais que sejam mais práticos para ele.

Como resultado, é possível ganhar eficiência e agilidade e toda a comunicação fica integrada. O que é fundamental em uma instituição de ensino. 

O OlosChannel também permite realizar o mapeamento da jornada e armazenar o histórico dos estudantes. Isso facilita na hora do atendimento, identificando as preferências e todas as características dos clientes. A plataforma ainda inclui diversas soluções, como atendimento receptivo, chatbots e agentes digitais.

Neste sentido, o Olos Web Interactive (OWI), agente digital exclusivo da Olos, é uma estratégia fundamental. Até porque se trata de uma plataforma visual, sonora e interativa, que desempenha uma série de funções como cobrança, vendas, SAC, demonstrações, coleta de dados, negociações e outras. Tudo do início ao fim do processo, sem a necessidade de intervenção humana.

Quer adotar o atendimento virtual na sua IES e melhorar os resultados? Conheça o OlosChannel e peça uma demonstração!

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.

Categorias
Relacionamento com o Cliente

Conheça os problemas de relacionamento com o cliente que afetam diretamente as vendas

Uma pesquisa da NewVoice revelou que 58% dos consumidores nunca mais voltam a comprar de uma empresa depois de uma experiência negativa. Portanto, a falta de um relacionamento com o cliente eficiente pode prejudicar a retenção e a fidelização dos consumidores e a recorrência das vendas.

Afinal, mais da metade dos consumidores tomam decisões de compra com base nas experiências proporcionadas pelas empresas. Então, é imprescindível desenvolver uma estratégia de atendimento alinhada às expectativas dos seus clientes.

Para ajudá-lo neste desafio, separamos os problemas mais comuns que afetam as vendas e também as oportunidades de fidelização. Saiba mais a seguir!

Leia tambémComo criar estratégias de relacionamento com o cliente?

6 erros de atendimento que prejudicam as vendas

O setor de atendimento e relacionamento com o cliente é fundamental para garantir a satisfação do consumidor. E, como consequência, é possível manter a base de clientes ativa e gerar novas compras.  

Para atingir tais objetivos, é preciso minimizar os erros que atrapalham a qualidade no atendimento. Conheça os mais comuns e como evitá-los!  

1. Não valorizar a experiência do cliente

Um erro frequente é a empresa não desenvolver a estratégia de atendimento e relacionamento com foco na jornada e experiência do cliente.

A pesquisa da NewVoice revela o quanto esse erro pode ser crítico aos resultados da marca. Nos Estados Unidos, US$ 41 bilhões são perdidos pelas empresas a cada ano após uma má experiência. 

Portanto, foque toda a estratégia do negócio na garantia de uma experiência satisfatória ao consumidor. O que envolve personalização, eficiência e qualidade no atendimento. 

Leia também: Como tornar a experiência do cliente o foco do meu negócio?

2. Não oferecer um atendimento personalizado

De acordo com a Harvard Business Review, 84% dos consumidores não tiveram suas expectativas superadas na última experiência de atendimento. Além disso, 56% deles precisaram repetir informações ao time de atendimento.

Para impedir tais problemas, é fundamental investir no uso estratégico de dados. O que permite realizar a personalização do atendimento, o mapeamento da jornada de compra e a integração do histórico do cliente.

Como resultado, você consegue: 

  • Proporcionar uma experiência mais fluida;
  • Evitar repetições;
  • Identificar os canais de preferência do consumidor;
  • Gerar abordagens mais assertivas;
  • Resolver as demandas de forma ágil. 

3. Desconhecer seu público-alvo

Toda a estratégia deve ser focada na experiência do cliente e personalização do atendimento. Logo, é essencial que a marca conheça detalhadamente quem é o público-alvo.

Esse mapeamento deve ser feito utilizando informações reais sobre seus atuais clientes, como gênero, renda, expectativas, necessidades, objetivos, preocupações etc. 

Em seguida, alinhe a estratégia de atendimento ao tom, linguagem e conteúdo que seriam desejáveis para um cliente com esse perfil. 

Leia tambémComo implantar um serviço de atendimento ao cliente na sua empresa

4. Processos ineficientes

Mesmo com uma estratégia assertiva, muitas empresas têm dificuldades para transformá-la em processos estruturados.

Para melhorar o relacionamento com o cliente, é preciso ter processos claros e bem definidos, tanto para a equipe quanto para os clientes.

A automação dos processos e uso de tecnologias como o CRM – sistema de gestão do relacionamento com o cliente – são alternativas para ter mais eficiência nesse aspecto.

5. Não ser omnichannel

Outra pesquisa do NewVoice revelou que 60% dos consumidores trocam o canal de contato com a empresa de acordo com a localização e ocupação no momento da comunicação.

Dessa forma, a empresa precisa garantir uma experiência omnichannel com diversidade dos canais disponíveis e comunicação fluida e integrada entre eles. 

Essa demanda pode ser atendida com a adoção de uma plataforma omnichannel. Isso porque a ferramenta facilita a implantação da estratégia e também a execução dos processos. 

Leia também: O que considerar para uma estratégia omnichannel de sucesso?

6. Não monitorar métricas de atendimento 

Um erro comum é não monitorar métricas e KPIs (indicadores de desempenho) por meio de relatórios analíticos personalizados às necessidades dos gestores e objetivos da marca. 

As métricas de atendimento podem ser acompanhadas utilizando ferramentas que já fornecem gráficos e dados valiosos sobre o relacionamento com o cliente. 

Com os números em mãos, é possível analisar o desempenho de operadores, a qualidade do atendimento prestado e a satisfação dos consumidores. 

Leia também: Gestão de relacionamento com o cliente: veja métricas e como calculá-las 

Como melhorar o relacionamento com o cliente na sua empresa?

As práticas de relacionamento com o cliente devem evitar os principais erros citados anteriormente. Tudo com o objetivo de oferecer uma experiência mais personalizada e satisfatória ao cliente. 

Para isso, é fundamental contar com uma plataforma omnichannel, que integra os meios de comunicação e garante uma estratégia assertiva de atendimento. 

OlosChannel permite unificar os diversos canais, usa inteligência de dados para personalizar o atendimento e gera relatórios completos de desempenho. Com isso, é possível tornar a experiência mais fluida e garantir qualidade e eficiência no atendimento ao cliente. 

Por meio de tecnologias de última geração, a plataforma identifica os melhores canais para falar com seu público-alvo, seja por SMS, WhatsApp, e-mail, mídias sociais, canais de voz, entre outros.

A solução possui todas as funcionalidades que você precisa. O que envolve URA, gravação digital, discadores automáticos, monitoramento, agente digital e muito mais. Tudo para garantir uma gestão completa da sua operação e gerar maior rentabilidade. 

Quer saber mais? Conheça o OlosChannel e solicite uma visita demonstrativa gratuita! 

Baixe agora o nosso Guia do Relacionamento com o Cliente e saiba como implementar agentes digitais em sua empresa.
Categorias
Qualidade no Atendimento

Como garantir satisfação e qualidade no atendimento ao consumidor 5.0?

qualidade no atendimento é um aspecto determinante para que as empresas proporcionem experiências de compra mais alinhadas às demandas do consumidor 5.0.

De acordo com pesquisa da Accenture, as empresas acreditam que competem entre si para gerar melhores experiências aos clientes. No entanto, quase 87% delas afirmam que as experiências tradicionais não são mais suficientes para satisfazer os clientes. 

O cenário, portanto, exige inovação. Mas também é necessário o entendimento e o domínio completo sobre as características e as preferências dos consumidores. Assim, é possível aumentar a qualidade no atendimento conforme as exigências dos clientes. 

Leia também: 8 tendências que impactam o comportamento de compra do consumidor

Quais as mudanças no comportamento do consumidor?

Dificilmente, você vai desenvolver uma estratégia para o seu negócio considerando as necessidades do consumidor 5.0 se não entender profundamente as características desse público.

Pensando nisso, apresentamos a evolução do comportamento do consumidor:

Consumidor 1.0: caracterizado por um momento no qual a oferta restringia-se a produtos locais; 

Consumidor 2.0: momento em que houve a ampliação do comércio em lojas físicas, com os clientes podendo comparar preços e escolher produtos com base no custo-benefício;

Consumidor 3.0: marca a chegada da internet, com a possibilidade de pesquisar e comprar produtos com mais facilidade;  

Consumidor 4.0: une a internet e o acesso aos dispositivos móveis, sendo que o cliente pode pesquisar ou fazer uma compra de qualquer lugar; 

Consumidor 5.0: consiste principalmente nos nativos digitais. Ou seja, os consumidores das gerações Y e Z que já nasceram na era digital e usam os recursos eletrônicos com grande familiaridade.

Leia também: Satisfação do cliente: como adequar o atendimento à geração Z

Além dessa diferenciação, o consumidor 5.0 pode ser classificado como alguém que deseja:

  • Personalização na jornada de compra;
  • Aprimoramento no relacionamento com a marca;
  • Produtos e serviços que reflitam seus valores e desejos.

Como aumentar a qualidade no atendimento?

Fica claro que o consumidor 5.0 é substancialmente mais exigente do que em outros momentos. E essa demanda deve influenciar a qualidade no atendimento.

Para atender a essas complexas exigências de relacionamento e personalização, não basta apenas ter equipes treinadas. É preciso investir em soluções que permitam conhecer e agradar esse consumidor.

Confira o impacto de recursos e tecnologias na qualidade do atendimento na prática!

1. Uso de dados 

O primeiro aspecto que deve ser valorizado pelas empresas é o uso de dados de maneira inteligente.  

Uma vez que o consumidor 5.0 almeja personalização, é possível usar as informações fornecidas pelo próprio cliente para melhorar o relacionamento e a experiência.

Portanto, disponha de tecnologias que permitam armazenar e analisar esses dados para que eles sejam transformados em insights valiosos.

Leia também: 3 erros no mapeamento da jornada do cliente e como evitá-los

2. Análise em tempo real

Como mencionamos, a análise de dados é fundamental. Porém, é preciso que este processo ocorra em tempo real. Não apenas para promover mudanças futuras no negócio, mas também para impactar a jornada de compra em andamento. 

Esse tipo de tecnologia permite que a equipe identifique um comportamento frequente que antecede o cancelamento do serviço, por exemplo. Com isso, é possível realizar uma proposta proativa para evitar esse desfecho ruim para os resultados do negócio.

Vale destacar que a análise em tempo real está diretamente relacionada às experiências inovadoras e personalizadas esperadas pelas novas gerações de consumidores. 

3. Plataforma omnichannel 

A comunicação omnichannel é outra demanda dos consumidores 5.0. Afinal, esses novos clientes esperam entrar em contato com a empresa pelo canal de sua preferência, seja telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp, SMS, chat e outros. Mas não é só isso.

Os consumidores também querem trocar de canais quando acharem necessário e manter uma comunicação fluida durante todo o atendimento. Ou seja, a equipe de atendentes precisa ter as informações integradas e todo o histórico para oferecer um contato eficiente e ágil. 

Como consequência, a experiência deve ser realizada sem ruídos ou prejuízos à resolução dos problemas. Para garantir este nível de qualidade no atendimento, a empresa precisa contar com uma plataforma omnichannel. 

Veja também: Como melhorar a experiência do cliente com a plataforma omnichannel? 

Conheça o OlosChannel

O OlosChannel é a plataforma omnichannel que, além de disponibilizar diversos canais de atendimento, unifica a comunicação, mapeia a jornada de compra e mantém o histórico do relacionamento do cliente com a marca.

Assim, a ferramenta faz a coleta, armazenamento e processamento dos dados dos consumidores. O que permite personalização e agilidade na resolução de problemas.

Além disso, o OlosChannel identifica o canal de preferência do cliente para abordagens futuras. Esse tipo de funcionalidade ajuda a melhorar a qualidade no atendimento e aumenta a satisfação do consumidor 5.0. 

Quer saber mais? Conheça o OlosChannel e todas as funcionalidades dessa plataforma omnichannel!  

Baixe agora o nosso e-book e saiba como mapear a jornada de compra do cliente, interagindo com o cliente no momento certo!