Uma boa experiência do cliente é essencial para as marcas que almejam competitividade na era digital.
Com consumidores cada vez mais informados e conectados, alcançar isso depende do investimento, por parte das organizações, em uma experiência omnichannel fluída e consistente, nos mais diversos canais de atendimento.
Atualmente, a variedade de pontos de contato que um comprador usa para encontrar e interagir com a marca é muito vasta, principalmente quando falamos das possibilidades trazidas a partir da internet.
Se antes ter um website e um SAC telefônico era o suficiente, agora as possibilidades de interação envolvem diversas outras ferramentas.
Para que isso tudo funcione de maneira satisfatória e para que as companhias possam entregar resultados sólidos aos clientes, é preciso apostar na tecnologia certa. É fundamental integrar todos os canais para criar uma comunicação inteligente e eficaz, capaz de passar confiança e seriedade para quem está na ponta compradora.
Qual é o caminho para implementar um atendimento ao cliente mais eficaz e que tire o máximo de todos os pontos de contato?
Vamos falar sobre isso, abordando como a tecnologia pode ser a aliada que faltava para tornar qualquer estratégia vencedora.
Boa leitura!
Os 3 pilares do atendimento perfeito!
A união do meio físico com o virtual traz inúmeras vantagens ao varejo, por permitir explorar o melhor de cada um desses universos. Essa abordagem aumenta os lucros, melhora a comunicação, diminui custos e potencializa uma boa experiência de compra.
Antes de partir para a prática, é essencial observar alguns pontos que servirão de base para o atendimento perfeito. Confira!
- Escolha os canais e mapeie cada ponto de contato.
Para falar com o público-alvo, é necessário estar onde essas pessoas estão. Identificar quais são os canais que o cliente utiliza e como ele chega até a marca é essencial para o sucesso de uma estratégia omnichannel.
É preciso, por exemplo, entender o papel do site oficial, da loja física, das redes sociais, do WhatsApp e do teleatendimento.
Tudo precisa ser mensurado para entregar dados atualizados e que sejam capazes de guiar esforços e melhorar as rotinas de cada um dos pontos estudados. Entenda como o comprador interage com a marca, suas preferências de comunicação e seus hábitos na hora de adquirir um produto.
- Adapte a comunicação.
Com os dados em mãos, é hora de fazer ajustes.
As organizações precisam adequar e personalizar suas interações, de modo a oferecer valor aos clientes.
Por meio de informações mais completas de um produto, companhias podem apostar em ofertas exclusivas ou até mesmo oferecer produtos que melhoram a experiência com algo que já foi comprado.
As possibilidades são muitas. É importante ajustar a linguagem, tipo de conteúdo, momentos de interação, frequência e o tipo de resposta que o cliente pede, considerando o contexto da comunicação.
- Otimize recursos
A eficiência operacional é o último pilar da experiência ao cliente.
Com ele, é factível identificar pontos falhos ou processos que necessitam de mudanças. Assim, organizações podem utilizar os recursos disponíveis de forma inteligente, tornando a jornada mais fluída.
A tecnologia ajuda, por exemplo, ao mapear estoques, oferecer uma logística mais inteligente e rápida para retirada em loja ou melhorar o sortimento de produtos em determinadas unidades.
Isso aprimora o gerenciamento de pedidos, trocas e devoluções, agiliza as entregas e torna o suporte mais assertivo. É neste ponto que se ganha consistência, uma qualidade essencial para que o atendimento ao cliente seja satisfatório.
Olos: A tecnologia certa para atingir a excelência no atendimento!
Claro que todos esses processos ganham muito com o uso da tecnologia.
A organização precisa realizar um diagnóstico profundo e traçar um planejamento cuidadoso para escolher as melhores ferramentas, capazes de entregar os resultados esperados.
A Olos possui a solução ideal para empresas que desejam elevar ao máximo a experiência omnichannel.
A plataforma OlosChannel permite configurações exclusivas, de acordo com as necessidades da companhia, em canais variados, como o chat, telefone, email e WhatsApp.
Tudo isso com a vantagem extra de centralizar os dados dos consumidores e seu histórico de interações, o que permite um atendimento mais ágil e personalizado.
Usando as informações coletadas, o seu negócio poderá oferecer produtos e informações mais relevantes aos clientes, melhorando sua interação com o público-alvo e atingindo maiores níveis de satisfação no atendimento.
Tudo isso por meio da integração e humanização do atendimento, permitindo que todo o contato com cliente esteja alinhado com as melhores e mais inovadoras práticas do mercado.
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